Itapema FM | 02/04/2013 08h01min
Os adolescentes podem comemorar. A escritora Thalita Rebouças está entre as convidadas para participar da 10ª edição da Feira do Livro de Joinville. Ela se encontra com o público teen em 9 de abril, na palestra Ler é Bacana, às 9h30 e às 14h30, no Teatro Juarez Machado. Autora de 14 títulos publicados no País e mais sete em Portugal, é sucesso de vendas tendo alcançado a marca de 1,3 milhão de exemplares comercializados.
Jornalista por formação e escritora por paixão, ela trocou de profissão porque sempre gostou de inventar histórias. O primeiro livro, "Traição entre Amigas", voltado ao público de 18 a 25 anos, surpreendeu ao fazer sucesso entre os adolescentes, principalmente as meninas, e foi quando Thalita decidiu investir no hobby para viver apenas da literatura.
—Foi esse público que me escolheu. Quando eu percebi que os adolescentes gostavam da minha forma de escrever, decidi escrever para eles—, conta.
Extrovertida e brincalhona, a carioca conquistou os fãs também pelo carinho com que trata os leitores. Durante a carreira, ela criou uma marca própria de dar autógrafos acompanhados de beijos. Ao criar histórias que falam do cotidiano dos adolescentes de forma bem-humorada, ela faz com que eles pensem e tirem as próprias conclusões sobre as situações apresentadas nos livros.
—Não quero ensinar nenhuma lição, quero fazê-los refletir enquanto se divertem—, explica.
Thalita esteve em Joinville pela primeira vez em 2011 e no ano passado participou da Feira do Livro. Para ela, o evento é uma forma de conversar com o público e de quebrar a rotina solitária do escritor. No dia 9, ela fará um bate-papo no evento para tirar dúvidas dos leitores e mostrar aos adolescentes a importância da leitura.
—Nessa fase de transição entre o livro com ilustrações e o que só tem texto, eles acabam se afastando dos livros e implicando com eles. A leitura é fundamental para os adolescentes, porque dá discernimento, cultura e prazer—, defende.
Enquanto Thalita atrairá olhares principalmente das meninas, o ilustrador Daniel HDR promete conquistar a atenção do público masculino, desde crianças até adultos. Ele trabalha com histórias em quadrinhos desde os 14 anos e transformou o hobby em profissão. Com trabalhos internacionais no currículo, Daniel trará toda a sua experiência para a Feira do Livro com a palestra "Do fã ao profissional: estratégias para se trabalhar com o que se gosta.
A carreira do gaúcho começou com a publicação de ilustrações para revistas em quadrinhos e, em 1995, alcançou o mercado norte-americano de HQ's. Ele publicou na editora Image Comics, com personagens como Glory e a equipe The Alies, e Marvel Comics, como artista de especiais dos Vingadores e Homem de Ferro. Na Dark Horse Press, ele desenvolveu a adaptação para mangá da série Digimon.
Desde novembro de 2010, Daniel passou a desenhar para a DC Comics, onde já trabalhou com histórias como Tropa dos Lanternas Verdes, Legião dos Super-Herois e Mulher Maravilha. Com tanta experiência na carreira, o ilustrador e cartunista também dá aulas de quadrinhos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo e em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.
Os interessados em saber mais sobre a carreira de Daniel, podem participar da palestra do ilustrador na Feira do Livro no dia 5 de abril, às 9h30 e às 14h30, no Teatro Juarez Machado.
Confira um vídeo da escritora Thalita Rebouças confirmando sua participação na 10ª Feira do Livro. Ele foi gravado em setembro de 2012, quando Thalita foi convidada para o evento.
Thalita Rebouças já escreveu 14 livros e vendeu 1,3 milhão de exemplares
Foto:
Rodrigo Philipps
/
Agencia RBS
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.