| 26/03/2013 08h01min
Todos os anos a cena se repete. Crianças e adolescentes passam os olhos pelo colorido dos livros, folheiam, leem e tomam conta do Expocentro Edmundo Doubrawa. Acompanhados por professores, os alunos fazem visitas para mergulhar no vasto universo da literatura e ver de perto os escritores preferidos.
Na décima edição da Feira do Livro de Joinville, que ocorre entre os dias 3 e 14 de abril, dois renomados escritores para o público infantil prometem roubar a atenção de muitos olhares: Roseanna Murray e Leo Cunha.
Há mais de 30 anos se dedicando à literatura, Roseana possui mais de 60 livros publicados, sendo "Fardo de Carinho" o primeiro de sua carreira. A escritora de 62 anos, nascida no Rio de Janeiro, e graduada em Literatura e Língua Francesa pela Universidade de Nancy (França), ainda possui uma lista relevante de prêmios no currículo.
Já foi três vezes vencedora como a melhor da poesia pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte pelo livro "Artes e Ofícios", e ainda foi reconhecida por "Jardins", eleito o melhor livro infantil de 2002, pela Academia Brasileira de Letras.
Pela quarta vez em Joinville, a primeira para participar da Feira do Livro, Roseana vai ministrar a palestra "Estação Lunar", no dia 10 de abril, em dois horários, às 9 e às 14 horas, no Teatro Juarez Machado. A escritora falará sobre a importância da poesia para a as escolas e para a vida.
—A poesia pode tirar do ser humano o que ele tem de melhor. Na minha obra, eu sempre tento jogar o leitor para cima com um olhar muito atento para a felicidade e as coisas maravilhosas da vida. Desde o primeiro até o meu último livro, o leitor vai achar esse olhar poético que procurar tornar as crianças poetas—, conta.
No mesmo dia, às 19h30, ela participa de uma mesa de debates com os escritores Rubens da Cunha e Leo Cunha, com mediação da professora doutora Taíza Mara Rauen Moraes. Leo é outro renomado autor brasileiro vencedor de diversos prêmios e que irá ministrar uma palestra durante a programação da Feira do Livro, em que falará sobre a família, a escola e a biblioteca na formação do leitor e do escritor.
Leo Cunha é jornalista e, aos 47 anos, acumula mais de 40 livros infantis, juvenis e de crônicas publicados. Sua primeira obra, "Pela Estrada Afora", saiu em 1993. Vencedor de diversos prêmios, como o Jabuti e da FNLIJ, ele também foi um dos ganhadores do projeto Rumos Itaú Cultural na categoria Jornalismo Cultural.
Mestre em Ciências da informação e doutor em Cinema, Leo hoje é professor de Jornalismo no Centro Universitário de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Roseana ministra a palestra "Estação Lunar" em que fala sobre a importância da poesia
Foto:
Bruno Veiga
/
Editora Objetiva
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.