Itapema FM | 29/03/2013 05h31min
Romancista, cronista e jornalista, Ignácio de Loyola Brandão é um dos convidados de renome da 10ª edição da Feira do Livro de Joinville. Integrante da Academia Paulista de Letras e vencedor dos Prêmios Jabuti e Associação Paulista de Críticos de Arte, o escritor conversará com o público no dia 8 de abril, na palestra "A natureza e o homem. Como essa relação provoca o processo de criação da literatura".
Mais: Confira a programação completa da Feira do Livro
Nascido em Araraquara, interior de São Paulo, em 1936, Ignácio teve o primeiro contato com a escrita por meio do jornalismo. Aos 20 anos, mudou-se para a capital paulista, onde trabalhou durante 10 anos no jornal "Última Hora", como repórter, colunista e editor de variedades. Ainda passou pelas revistas "Cláudia", "Realidade", "Setenta" e "Vogue" brasileira.
O primeiro livro do escritor foi "Depois do Sol", reunindo contos e lançado em 1965. O trabalho antecedeu outras obras como "Não verás país nenhum", "O ganhador", que recebeu o Prêmio Pedro Nava, da Academia Brasileira de Letras, e "O homem que odiava a segunda-feira", vencedor do Jabuti na categoria de melhor livro de contos.
Além desses títulos, "Zero" é considerado a maior obra do escritor. O livro foi proibido durante o período de ditadura militar e depois da liberação também já foi adaptado para teatro e balé. Com mais de 30 livros publicados na carreira, Ignácio teve trabalhos traduzidos para seis idiomas. Hoje, ele é cronista do jornal "O Estado de São Paulo".
Ignácio de Loyola Brandão participou da edição da Feira do Livro do ano passado
Foto:
Guto Gonçalves
/
Divulgação
Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - ©
2009
clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.