Notícias

Itapema FM  | 20/05/2012 15h40min

Seletiva local do 30º Festival de Dança de Joinville lota o Teatro Juarez Machado

Foram 27 equipes que, ao todo, apresentam 72 coreografias de diversos gêneros

Roberta Benzati  |  roberta.benzati@an.com.br

A sorte foi lançada entre os dançarinos joinvilenses que almejam conquistar uma vaga na Mostra Competitiva do 30º Festival de Dança. A seletiva local, realizada ao vivo neste fim de semana, conta com 27 equipes que, ao todo, apresentam 72 coreografias de diversos gêneros (balé clássico, balé clássico de repertório, jazz, sapateado, danças urbanas, danças populares e dança contemporânea) para o público do Teatro Juarez Machado.

GALERIA: confira mais imagens da seletiva

As apresentações continuam neste domingo, a partir das 19 horas.
Na noite de sábado, 37 grupos de bailarinos subiram ao palco sob os olhares atentos dos avaliadores, os curadores artísticos Ana Vitória, Andréa Bardawil, Fernanda Chamma e João Wlamir, e os jurados convidados, o pioneiro do hip hop no Brasil, Marcelinho Back Spin, e Eliana Caminada.

As apresentações surpreenderam positivamente os jurados. Na opinião de Fernanda Chamma, o nível técnico dos dançarinos está muito bom, principalmente nas danças populares.

— Pelo o que pudemos ver até agora, acredito que uma das melhores noites neste ano será dessa modalidade. Teremos grandes surpresas não só pelas produções de muita qualidade, como também pelo alto nível técnico dos dançarinos —, acrescentou, dizendo ainda os avaliadores estão sendo bastante rigorosos, inclusive na seleção dos grupos que se apresentação nos palcos alternativos.

A expectativa entre os dançarinos também era grande. Thais Consiglo, 18 anos,  do grupo de dança Academia Corpo Livre, não escondeu a empolgação após a apresentação da coreografia Uma noite em Paris, na modalidade danças populares.

— O grupo estava vibrante. Ensaiamos bastante e esperamos bons resultados —, disse enquanto recebia abraços de outras colegas.

Após dois anos fora do País, o bailarino Fernando Lima voltou a participar das seletivas e, para ele, o momento era de celebração.

— Estamos superfelizes por estarmos aqui  hoje, é muito bom viver esses momentos novamente. Independentemente do resultado, nos preparamos para fazermos o melhor possível e mostrar qualidade artística. Se passarmos, depois é só curtir o festival —, comentou.

Muitos familiares também estiveram presentes para assistir às apresentações e prestigiar os bailarinos. Leila Serpa, mãe de Yasmim Serpa, de 15 anos, que concorre a uma vaga nos Palcos Abertos, estava acompanhada do marido, além  da cunhada e da sobrinha que vieram do Rio de Janeiro para comemorar o aniversário de Leila e assistir à apresentação de hip hop da dançarina da família.

— Ela está nervosa. Quero muito que ela consiga passar porque é um sonho, não só dela como dos outros dançarinos também. Eles se dedicam muito e merecem. Se não der certo desta vez, estou aqui para apoiar e incentivá-la —, disse.

Os nomes dos joinvilenses e dos outros dançarinos brasileiros que terão a oportunidade de se apresentar no maior festival de dança do País serão divulgados no final de maio no site do evento.

Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.