Notícias

Itapema FM  | 16/05/2012 07h13min

Grupos são homenageados na Noite de Gala do 30º Festival de Dança de Joinville

Evento contará com a participação de 15 companhias de todo o País

Eles fizeram o público delirar em anos de participação na Mostra Competitiva. Estiveram em incontáveis edições da Noite dos Campeões e não mediram esforços para estarem ano após ano em Joinville. Em reconhecimento aos grupos que, com persistência e garra, surpreendem plateia e jurados, é que a Noite de Gala do 30º Festival de Dança de Joinville quebrará o protocolo para dar destaque aos que trabalharam duro durante esses anos pelo evento.

Exceto o grupo Raça Cia. de Dança de São Paulo, que já veio ao evento como convidado especial, 14 companhias de dança de de todo o País vão estrear no palco da segunda noite mais importante do festival, marcada para o dia 23 de julho. Juntos, os bailarinos farão um espetáculo dirigido por Ricardo Scheir, do Pavilhão D, que contará, cronologicamente, a evolução da dança.

Santa Catarina será representada pela Academia Corpo Livre, de Joinville; Grupo Folclórico Ítalo Brasileiro Nova Veneza, de Nova Veneza; e Companhia de Dança Millenium, de Itajaí. Foram escolhidos pelo Conselho Artístico do festival os grupos com maior tempo de participação e com maior número de premiações.

Ricardo foi escolhido para comandar as apresentações da Noite de Gala por também ter trajetória reconhecida na história do evento. Como bailarino, ele participou da primeira edição do festival. Competiu nos gêneros jazz e balé e fez carreira também como coreógrafo, título com o qual recebeu prêmio em 2000 e 2004. Seu grupo, o Pavilhão D, teve o melhor desempenho na 28ª edição, e no passado, alcançou o primeiro lugar no Grand Prix do Festival de Dança de Joinville em Paulínia.

— Minha vida toda foi plantada no Festival de Joinville, por isso a emoção de fazer esse trabalho é inexplicável — comenta o diretor artístico.

As diretrizes já foram passadas aos grupos, que terão que montar as coreografias de acordo com as indicações de Ricardo, que deu início aos trabalhos há um mês.

— Vou usar a tecnologia ao meu favor. Como já conheço os grupos, vou costurar as apresentações —conta.

A joinvilense Corpo Livre é quem vai abrir o espetáculo. A coreógrafa da academia, Liliana Vieira Köhn, adianta que será preparada uma adaptação da coreografia "À noite na Polinésia", campeã da categoria de danças populares em 2010.

— Vamos representar a dança primitiva — revela Liliana, que pretende resgatar o antigo elenco de bailarinas.

A representante de Joinville participa do Festival de Dança desde 1999, sempre liderada por Liliana. O grupo já alcançou cinco vitórias. Na última edição, foi com "Tambores da Bahia" que a academia sagrou-se campeã.

— Como coreógrafa a participação na noite de gala é o melhor prêmio que eu poderia ter ganho — agradece a coreógrafa.

Além dos catarinenses, o público poderá conferir as apresentações do Balé Cidade de Santos, Balé Juvenil e Balé Jovem do Centro Cultural Gustav Ritter, Cia. Vera Passos, Cristina Cará Cia. de Dança, Dança de Rua do Brasil, D-Efeitos, Escola de Dança Petite Danse, Especial Academia de Ballet, Pavilhão D, Raça Cia. de Dança de São Paulo, Sheila's Ballet e Soma3 Grupo de Dança.

A NOTÍCIA
Jessé Giotti / Agencia RBS

"À Noite na Polinésia", coreografia de 2010, será adaptada pela Corpo Livre
Foto:  Jessé Giotti  /  Agencia RBS


Comente esta matéria
Sintonize a Itapema em Florianópolis 98.7, em Joinville, sintonize 95.3

Grupo RBS Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009
clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.