| 22/02/2005 13h39min
A arma supostamente utilizada no assassinato da missionária norte-americana Dorothy Stang, foi encontrada nesta terça, 22, na região de Anapu, no Pará, segundo o promotor Sávio Brabo.
Rayfran das Neves Sales, que confessou participar do assassinato, foi levado nesta terça para Anapu, a fim de encontrar a arma. A polícia ainda aguarda o laudo da perícia para saber se houve disparos de mais de uma arma.
Ainda nesta terça, ocorre uma acareação entre Rayfran, Clodoaldo Carlos Batista, o Uilquelano (suspeito de ser o segundo executor da missionária), e Amair Feijole da Cunha (acusado de ser o intermediário no crime). A polícia também fará esta semana uma reconstituição do crime no local onde a freira foi morta.
O delegado da Polícia Federal Waldir Freire disse que a captura na noite desta segunda de Uilquelano foi resultado do trabalho "de um bravo soldado do Exército". Segundo o delegado, por conhecer a região, o soldado conseguiu localizar o suspeito na mata.
Clodoaldo foi preso no povoado de Belo Monte, que fica entre Anapu e Altamira, próximo a uma balsa utilizada na travessia do rio Xingu por quem trafega na Transamazônica. Por enquanto, ainda segundo o delegado, os suspeitos de terem executado a missionária não são considerados pistoleiros.
Quanto às investigações em torno do pecuarista Vitalmiro Gonçalves de Moura, o Bida, acusado de ser o mandante do crime, o delegado afirmou que "cada vez mais vai se afunilando a investigação sobre ele".
Nesta terça, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que assassinato da missionária e de outros líderes populares no Pará não aconteceu por acaso.
– É uma atitude pensada de alguns empresários do setor madeireiro que estão revoltados com a política que nós estamos fazendo no estado do Pará e em toda a Amazônia.
Lula afirmou que os crimes não farão o governo recuar no combate aos grileiros.
– A nossa tarefa, agora, é legalizar todas as terras possíveis. É acabar com a grilagem de terra. Quem tiver terra grilada, o governo vai tomar conta dessa terra porque o Brasil não é terra de ninguém.
O presidente disse que o desmatamento ilegal também será combatido arduamente.
Com informações da Agência Brasil e do Globo Online.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2009 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.