| 31/08/2005 22h37min
O prefeito de Nova Orleans, Ray Nagin, decretou hoje Lei Marcial e mandou que 1,5 mil policiais saiam às ruas para combater os saques na cidade, informou o canal local de televisão WWL.
A rede de televisão CNN destacou que o decreto de Nagin determina que estes policiais deixem seus trabalhos de resgate dos afetados pelo furacão Katrina e "façam tudo o que for preciso" para a controlar a situação.
Os saques a lojas no centro da cidade foram mostrados o dia todo pela CNN, que destacou que seus autores ficavam cada vez mais agressivos. Os saqueadores "estão começando a se aproximar cada vez mais de zonas povoadas, hotéis e hospitais. Vamos deter isto agora mesmo", disse o prefeito.
Nagin decretou Lei Marcial depois que a governadora de Louisiana, Kathleen Blanco, anunciou que tinha pedido ao governo federal o envio de mais pessoal para ajudar no resgate dos afetados, a fim de permitir que a Guarda Nacional ponha fim aos saques. O prefeito tinha dito um pouco antes que era compreensível que algumas pessoas invadissem algumas lojas para roubar alimentos ou água.
– Os saques começaram com pessoas que não tinham alimentos e isso não se pode discutir muito. Mas isto se tornou um caos em massa, no qual as pessoas estão roubando artigos eletrônicos e tudo mais – disse em uma conversa com jornalistas.
Um porta-voz da polícia disse que os saqueadores também roubaram armas e que há grupos armados que vagam pela cidade. Imagens transmitidas pela TV mostraram que as hordas de saqueadores roubavam, além de alimentos, artigos esportivos e caixas de cerveja, demonstrando uma atitude abertamente hostil aos cinegrafistas.
A governadora prometeu:
– Restabeleceremos a lei e a ordem. O que provoca indignação é que desastres como este mostram o pior das pessoas. Eu não tolerarei este tipo de comportamento – disse a governadora do Estado.
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.