| hmin
Saddam Hussein provavelmente está vivo e escondido no norte do Iraque, e esta crença está alimentando ataques contra as forças norte-americanas por partidários do ex-presidente iraquiano, disseram autoridades dos Estados Unidos nesta quinta, dia 17
Uma fita de áudio alegando ter sido gravada pelo líder iraquiano deposto foi transmitida na televisão árabe na quinta-feira. Ela pedia à resistência que "infligisse perdas e expulsasse o inimigo do Iraque".
A CIA estava analizando a fita para determinar se ela era verdadeira, mas autoridades americanas disseram que analistas familiarizados com a voz de Saddam disseram que parecia ser ele na gravação. Acreditava-se que as fitas de video de Saddam que surgiram durante a guerra, depois dos bombardeios norte-americanos que visavam principalmente matá-lo e a seus dois filhos, haviam sido pré-gravadas, por isso não havia certeza se ele havia sobrevivido ao bombardeio. Mas a fita de áudio transmitida nesta quinta e uma anterior, transmitida no dia 4 de julho, parecem ter sido gravadas mais recentemente por causa de seu conteúdo, disseram as autoridades.
– Não há como saber com certeza, mas as fitas certamente parecem ser genuínas, elas são razoavelmente atuais – disse uma autoridade dos EUA em condição de anonimato.
– Nós acreditamos que elas fazem referências a questões que estão acontecendo atualmente, os cenários que elas descrevem são os dos últimos dias, nas últimas semanas, os tipos de ataques, e continuam a atiçar aqueles e a encorajar aqueles tipos de ataques contra norte-americanos – disse a autoridade.
As tropas dos Estados Unidos no Iraque estão sendo atacadas quase diariamente no que o general John Abizaid, que lidera o Comando Central dos EUA, chamou de "uma clássica guerra de guerrilha".
Esses ataques são parcialmente alimentados por uma percepção de que Saddam está vivo e poderia recuperar o poder, o que por sua vez espalha medo entre os iraquianos e dificulta os esforços de levar estabilidade ao país, disseram autoridades dos EUA.
– Até que você entregue um corpo, as pessoas vão acreditar que ele está vivo e que ele tem a capacidade de voltar. Então isso vai continuar a criar desordens dentro do país – disse a autoridade da área de segurança.
As forças dos EUA estão operando na suposição de que Saddam está vivo e provavelmente escondido no norte do Iraque, onde está localizada Tikrit, sua cidade natal e antiga base de poder.
– Eu acreditaria que a essa altura pessoas muito próximas dele, parentes distantes, em seu baluarte familiar, vêm providenciando proteção e um abrigo seguro para ele – a autoridade disse.
As autoridades norte-americanas receberam algumas pistas através do interrogatório de ex-autoridades iraquianas. E forças ocidentais encontraram abrigos usados pelos partidários de Saddam através destas pistas – algumas vezes onde a comida ainda estava quente na mesa, disseram as autoridades.
– Nós chegamos muito perto, não sabemos exatamente quem estava ali, mas os forenses estão dando uma olhada para ver se podemos encontrar alguma prova – disse a autoridade.
Mas outra autoridade norte-americana disse que apesar dos EUA presumirem que Saddam está vivo, os interrogatórios não puderam encontrar ninguém confiável que o tivesse visto. As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.