| hmin
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, conversaram nesta quinta, dia 17, em encontro na Casa Branca. Essa será a primera reunião desde que Blair passou a sofrer fortes ataques por causa do fracasso norte-americano e britânico em encontrar as supostas armas de destruição em massa de Saddam Hussein.
Os dois dirigentes, arquitetos da guerra no Iraque, tentarão enfatizar o lado positivo da ofensiva, apesar das falhas de inteligência e do caos pós-guerra. Enquanto Blair continua enfrentando questões sobre as armas, Bush é duramente criticado pelos democratas por causa das mortes quase diárias de soldados dos EUA em ataques guerrilheiros no Iraque e por sua acusação não comprovada de que Saddam tentou comprar urânio na África.
Sean McCormack, porta-voz do Conselho Nacional de Segurança da Casa Branca, disse que os líderes debaterão o Iraque, o Oriente Médio, as relações entre EUA e Europa e a guerra ao terrorismo.
– Eles debaterão todo o progresso feito para libertar mais de 20 milhões de pessoas de um ditador brutal e colocá-las no caminho do controle de seu próprio destino – disse.
Blair falará a uma sessão conjunta do Congresso antes de visitar a Casa Branca. Depois, voará para a Ásia para reuniões no Japão, Coréia do Sul e China.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.