| 09/01/2008 10h30min
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse hoje que há uma nova oportunidade para a paz na Terra Santa ao desembarcar no aeroporto Ben Gurion, de Tel Aviv, iniciando sua primeira visita a Israel e à Cisjordânia desde que chegou à Casa Branca.
Bush desceu sozinho do Air Force One, o avião presidencial, pois sua mulher, Laura, ficou em Washington. Ele foi recebido pelo primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente Shimon Peres, assim como por comandantes militares israelenses e uma guarda de honra.
— Estou contente por estar aqui — afirmou Bush, enquanto cumprimentava os políticos, diplomatas e líderes eclesiais das diferentes religiões que compartilham a custódia dos lugares santos.
— Vemos uma nova oportunidade para a paz na Terra Santa — disse o presidente, que destacou ainda que Estados Unidos e Israel estão unidos por uma forte aliança que garante a segurança de Israel como um estado judeu.
Bush afirmou
que o tema principal de seus encontros será o
desejo de ter segurança, liberdade e paz em todo o Oriente Médio.
Peres expressou a Bush essa preocupação, ao falar do Irã.
— Aceitamos sua recomendação de não subestimar a ameaça do Irã. O Irã não deveria subestimar nossa determinação de nos defender — afirmou o presidente israelense.
Já Olmert ressaltou que o vínculo entre Israel e Estados Unidos é "indestrutível" e qualificou Bush como um amigo pessoal e confidente.
Bush (d) discursa ao lado de Shimon Peres (c) e Ehud Olmert (e) em Tel Aviv
Foto:
Jim Hollander, EFE
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.