| 07/01/2008 16h20min
A Casa Branca alertou o Irã contra ações provocativas que podem levar a "incidentes perigosos". O alerta de Washington veio depois da notícia de que barcos iranianos teriam ameaçado navios dos EUA no estreito de Ormuz.
— Instamos os iranianos a refrearem tais ações provocativas que podem levar a um incidente perigoso no futuro — afirmou o porta-voz da Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Gordon Johndroe, em comunicado.
Cinco barcos da Guarda Revolucionária iraniana teriam ameaçado três navios de guerra da Marinha dos EUA na manhã de domingo no estreito de Hormuz, informou anteriormente um funcionário do governo americano que considerou o incidente uma "séria provocação". Os navios americanos estavam prestes a disparar contra os barcos quando os iranianos pararam com a "provocação", acrescentou o funcionário, que exigiu anonimato.
Os barcos iranianos teriam feito movimentos ameaçadores em direção a um cruzador, um destróier e uma fragata
americanos e lançado caixas na frente deles,
forçando os navios a promoverem manobras evasivas, acrescentou. As embarcações iranianas também teriam feito ameaças pelo rádio, incluindo a mensagem "estou indo até vocês. Vocês explodirão em poucos minutos".
Os navios de guerra dos EUA ficaram em posição de tiro, mas as embarcações iranianas viraram repentinamente e foram embora, depois de ficarem a quase 200 metros de distância dos americanos, que estariam em águas internacionais. O estreito de Hormuz, uma pequena passagem entre o Irã e os Emirados Árabes Unidos, é uma rota-chave no transporte internacional de petróleo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.