| 15/02/2006 07h30min
O Corinthians tenta quebrar a escrita e vencer pela primeira vez uma partida de estréia na Libertadores fora de casa. Nas outras seis edições que participou, o Timão nunca triunfou no seu primeiro jogo quando a estréia não foi em seus domínios. As informações são do site GloboEsporte.com.
O adversário será o Deportivo Cali (COL), na Colômbia, clube que o Timão jamais enfrentou. Desde 1977, o Timão só venceu o seu primeiro jogo nas edições de 1996 e em 2003 e todas elas conquistadas em casa. Há dez anos, a vítima foi o Botafogo, quando os atacantes Edmundo e Leonardo e o meia Marcelinho fizeram os três gols da vitória por 3 a 0. Sete anos mais tarde, o Corinthians recebeu o Cruz Azul e venceu com um gol de Liédson.
Mas o momento que a equipe paulista vivia nestas oportunidades era bem diferente do que o vivido neste ano. Em 2003, por exemplo, o Timão vinha de duas vitórias e um empate no Campeonato Paulista. Já em 1996, o Corinthians tinha duas goleadas no currículo recente: 4 a 0 sobre o Novorizontino e 4 a 0 e 5 a 0 sonre o São Paulo.
Em compensação, em relação à outras edições, o enredo é bem semelhante. Em 1977, quando empatou em 1 a 1 com o Internacional em casa, o Timão não vencia há quatro jogos e uma derrota por 3 a 0 para o Guarani no Paulistão custou o emprego do técnico Duque, substituído depois por Oswaldo Brandão.
Depois, 14 anos mais tarde, uma vitória e uma derrota precederam o empate em 1a 1 com o Flamengo, no Estádio José Fragelli, em mato Grosso do Sul – o mando de campo era da equipe carioca.
Em 2000, o América venceu o Corinthians por 2 a 0, mas antes o Timão havia perdido para o Palmeiras e empatado com o Vasco. Na época, o Corinthians tinha dois treinadores: Oswaldo de Oliveira e Édson Cegonha. O primeiro dedicava-se a Libertadores, enquanto o segundo esteve a frente de alguns jogos do Torneio Rio-São Paulo.
Se o Corinthians não vem em um momento bom, o mesmo pode se falar do adversário de quarta-feira. Uma derrota por 2 a 0 para o Cúcuta – promovido este ano à divisão principal do Campeonato Colombiano –fez com que o técnico Pedro Sarmiento perdesse a paciência.
Segundo ele, faltou personalidade e organização à equipe que deixou escapar a chance de assumir a liderança da competição. O capitão da equipe, Hernando Patiño, disse que o time não teve poder de reação e que o jogo desta quarta não serviria de desculpa para o tropeço. Um treino na terça-feira serviria para Sarmiento corrigir os erros de posicionamento da defesa, que teve uma apresentação abaixo da crítica no último jogo.
A imprensa colombiana tem dado destaque ao momento ruim vivido pelo Corinthians e coloca o argentino Carlitos Tevez com o único destaque da equipe campeã brasileira.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.