| 02/02/2006 11h31min
Cientistas norte-americanos desenvolveram um tipo de vacina contra a gripe aviária a partir de um vírus presente no resfriado comum. Especialistas do Centro para a Prevenção e Controle de Doenças de Atlanta e da Universidade de Purdue (os dois nos EUA) criaram o medicamento experimental modificando geneticamente um adenovírus, que é um vírus com DNA que causa problemas respiratórios e que é um dos causadores do resfriado.
Este vírus alterado produziu uma proteína que também é um componente do tipo H5N1, o vírus mais letal da gripe aviária e que causou a morte de 85 pessoas em vários países desde 2003.
Para a experiência os cientistas injetaram a proteína em ratos. Depois, expuseram os animais a amostras do vírus da gripe aviária, colhidas de humanos mortos pelo mal entre 2003 e 2004, e observaram que a proteína os protegia, evitando sua morte e a perda de peso.
Segundo os pesquisadores, "esta descoberta é uma estratégia de vacina viável contra o vírus existente na atualidade e contra novas mutações com um alto componente patogênico para se preparar contra uma potencial pandemia".
Ao contrário de outras vacinas experimentais contra o H5N1, esta permitiu a geração no sistema imunológico de algumas células específicas (células-T) que eliminaram o vírus.
Para os cientistas, "este descobrimento proporciona uma opção viável de armazenamento de vacinas para uma eventual pandemia de gripe aviária".
AGÊNCIA EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.