Notícias

 | 23/01/2006 16h38min

Secretário do Ministério acredita no fim do embargo russo

Luís Carlos Guedes está na Rússia negociando fim das restrições à carne

O secretário-executivo do ministério da Agricultura, Luís Carlos Guedes Pinto, está otimista quanto à suspensão do embargo russo às importações de carnes das principais regiões produtoras brasileiras.

Segundo ele, o diretor do Serviço de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Serguei Dankvert, prometeu tomar, o mais rápido possível, uma decisão ao bloqueio comercial, decretado em razão dos focos de aftosa registrados no Mato Grosso do Sul e no Paraná no segundo semestre de 2005.

Guedes se reuniu hoje, em Moscou, com Dankvert. Durante o encontro, ele sugeriu à Rússia que mantivesse a decisão inicial, restringindo às importações de carnes apenas de MS e PR, enquanto não suspende totalmente o embargo.

O secretário-executivo da pasta entregou ao governo russo documentos com informações adicionais sobre os focos de aftosa nos dois Estados. Também ficou acertado que Brasil e Rússia estabelecerão um mecanismo permanente de consultas para evitar dúvidas sobre questões na área de sanidade.

– A possibilidade da vinda de uma missão russa ao Brasil para verificar o trabalho de erradicação da aftosa foi discutida durante a reunião – disse Guedes.

Após a audiência, ele se reuniu com o embaixador brasileiro na Rússia, Carlos Augusto Santos Neves, para avaliar o resultado da conversa com Dankvert.

– O encontro com o dirigente russo transcorreu num clima de cordialidade e confiança – comentou o secretário-executivo.

O embargo russo às carnes brasileiras foi decretado em 13 de dezembro do ano passado. Além do MS e PR, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e Minas Gerais também sofreram restrições no comércio para aquele mercado.  Esse seis Estados só podem exportar carne de aves para a Rússia.

AGÊNCIA O GLOBO
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.