Notícias

 | 20/01/2006 16h58min

Governo do RS negocia fim do embargo a carnes gaúchas

Secretário integrará missão do Ministério da Agricultura

Para tentar reverter o embargo russo à carne suína e a suspensão chilena à importação de produtos bovinos gaúchos, o secretário da Agricultura e Abastecimento do Rio Grande do Sul, Odacir Klein, viaja neste sábado, dia 21, como integrante de missão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Na segunda-feira, em Moscou, o grupo brasileiro se reúne com dirigentes da defesa sanitária do país do Leste europeu e na próxima sexta-feira, dia 27, negocia com técnicos andinos em Santiago.

Rússia e Chile pararam as importações em conseqüência de focos de febre aftosa diagnosticados no final de ano passado em Mato Grosso do Sul e Paraná.

– O Estado foi penalizado imotivadamente em razão de focos da enfermidade no Brasil. Vamos demonstrar que o Rio Grande do Sul é livre da doença com vacinação e não se limita com Estados ou países onde haja rebanhos contaminados – explica o secretário.

Em 2005 a Rússia comprou 69.848 toneladas de produtos suínos, equivalentes a 43,29% do total de 161.347 toneladas da exportação de carne suína gaúcha. No mesmo período o Rio Grande do Sul vendeu para o exterior 70 mil toneladas de carne bovina in natura, das quais 18 mil (25,71%) vão para o Chile.

GOVERNO DO ESTADO DO RS

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.