| 16/03/2002 19h14min
Se a expectativa da direção do PT for confirmada, os gaúchos conhecerão o nome do candidato do partido a governador do Estado nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 18. Cerca de 80 mil filiados estarão aptos para votar em 374 dos 497 municípios gaúchos, mas a previsão da cúpula petista é de que aproximadamente 40 mil militantes compareçam às zonais de todo o Estado neste domingo.
Nas cédulas haverá apenas dois votos a serem escolhidos: Olívio Dutra ou Tarso Genro, para o governo do Estado, e Luiz Inácio Lula da Silva ou Eduardo Suplicy, para a Presidência da República. A simplicidade do voto deverá facilitar a apuração e adiantar o anúncio dos resultados. As urnas serão abertas às 9h para o processo de votação, que se encerrará às 17h. A apuração se iniciará logo após as urnas serem lacradas diante dos fiscais de cada candidato.
Embora seja uma escolha interna, as prévias petistas devem provocar um clima de campanha nas ruas dos principais municípios gaúchos neste domingo. As bandeiras vermelhas deverão tomar as proximidades dos locais de votação, e a fiscalização será tão intensa quanto em dia de eleição. O coordenador da comissão eleitoral do PT estadual, Vitor Labes, acredita que os números finais da eleição nacional no Estado deverão ser anunciados durante o dia de segunda-feira.
Na sexta-feira, dia 15, a executiva nacional do PT decidiu não enviar um representante para atuar como observador no pleito do partido no Estado. Os outros três Estados que farão prévia para governador – Paraná, Piauí e Goiás – terão observadores da direção nacional.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.