| 12/03/2002 15h41min
O prefeito Tarso Genro e pré-candidato a governador do Estado considera irrelevante o resultado da pesquisa realizada pelo instituto Labors e divulgada nesta terça-feira, dia 12, para o andamento das prévias internas do partido. Segundo Tarso, os filiados ao PT não votam baseados em pesquisas, mas de acordo com suas posições políticas.
– Os integrantes do PT vão escolher o candidato que eles acreditam ter as melhores condições de realizar o projeto político do partido, independente do resultado da pesquisa – diz.
O levantamento encomendado pelo grupo de apoio à candidatura de Tarso, publicado na coluna de José Barrionuevo desta terça, aponta o prefeito com melhores condições de vencer as eleições.
O prefeito garantiu, em entrevista à Rádio Gaúcha, que não sabia que o conteúdo da consulta seria divulgado e acrescentou que não concorda com a publicação dos números.
– A divulgação não contribui em nada para o debate político – acrescenta.
Para Tarso Genro, os apoiadores do pré-candidato e governador Olívio Dutra estão chateados porque a pesquisa confirma outras consultas anteriores que indicam seu nome com mais condições de vencer o pleito. Satisfeito com o resutado, o pré-candidato diz que os números indicam que sua saída da prefeitura antes do final do mandato não compromete o projeto do PT na Capital e comprovam que ele não é apenas "bom de pesquisa e ruim de voto", como dizem muitos integrantes do PT. Tarso ainda defendeu que o episódio não deve prejudicar o debate interno.
– Seja quem for indicado, o candidato deve unir o partido para uma grande campanha – conclui.
Em reunião extraordinária da executiva estadual do PT na manhã desta terça-feira, a executiva do partido decidiu publicar uma resolução em que condena a contratação da pequisa e o posterior registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo o texto, a atitude viola as regras e a cultura política das disputas partidárias, rompe com o debate e acirra o clima de disputa interna, que só interessaria aos inimigos do Partido dos Trabalhadores.
A pesquisa, realizada pelo instituto Labors, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ouviu 1.270 pessoas entre os dias 6 e 8 de março. Além da eleição para governador, o levantamento mede a intenção de voto para presidente da República. A prévia do partido no Rio Grande do Sul ocorrerá no próximo domingo, dia 17.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.