| 07/03/2002 09h25min
Apoiadores da candidatura do prefeito da Capital, Tarso Genro, enviaram na tarde dessa quarta-feira, dia 6, um documento à executiva nacional do PT relatando a decisão da direção regional de permitir o voto dos 106 egressos do PDT na prévia do dia 17. Pedindo à direção nacional que analise o recurso, o grupo pretende ratificar a avaliação da Secretaria Nacional de Organização do partido, que considera contrária ao regulamento interno a participação do grupo nas prévias.
Segundo o estatuto, estão aptos a participar das prévias os filiados que estiverem em dia com as finanças do partido e que tenham assinado ficha até o dia 17 de março de 2001. Os trabalhistas, que pertencem à Unidade Socialista da sigla e apóiam a reeleição do governador, formalizaram seu ingresso no partido no dia 18 de março do ano passado, um dia depois do prazo final.
Os apoiadores de Tarso querem que a direção nacional do partido reconheça que a permissão de voto ao grupo contradiz o estatuto, que fixa em um ano o prazo mínimo de filiação para o direito a voto nas prévias. Querem que a executiva torne sem efeito a resolução do diretório estadual.
– Reconhecemos o mérito e a importância política dos companheiros dentro do partido. Mas romper o regulamento não condiz com a postura do PT – afirma o secretário de Organização do partido, Vitor Labes.
Os apoiadores da candidatura do prefeito planejam para hoje um encontro com os dissidentes do PDT. O grupo pretende desfazer “qualquer constrangimento” relacionado aos ex-pedetistas. Entre os trabalhistas, no entanto, o pedido de recurso já causou mal-estar.
O vice-presidente do Banrisul e ex-presidente do PDT estadual, Sereno Chaise, afirmou ontem que os trabalhistas consideram injusta a possível derrota do governador nas prévias. Já o secretário de Turismo, Milton Zuanazzi, acredita que a executiva nacional do PT vá homologar a decisão de liberar o voto do grupo nas prévias. Tarso e Olívio fazem nesta quinta-feira, dia 7, o segundo debate da campanha para as prévias. O encontro será em Caxias do Sul, a partir das 19h, no Colégio São José.
FERNANDA CRANCIOGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.