| 05/03/2002 21h41min
A executiva estadual do PT aprovou nesta terça-feira, dia 5, por nove votos a oito votos, a inclusão na prévia do dia 17 dos 106 egressos do PDT. O grupo, pertencente à Unidade Socialista da sigla, se filiou ao partido no dia 18 de março do ano passado e é constituído em sua maioria por apoiadores do governador Olívio Dutra. Entre os nomes estão o do vice-presidente do Banrisul, Sereno Chaise, do secretário de Turismo, Milton Zuanazzi, e da secretária de Energia Minas e Comunicação, Dilma Roussef.
A ação do diretório desagradou aos defensores da pré-candidatura do prefeito da Capital, Tarso Genro. A busca pelo apoio dos trabalhistas já havia sido manifestada pela Democracia Socialista (DS), corrente do vice-governador Miguel Rossetto e do ex-prefeito Raul Pont, que defendia junto à executiva a inclusão dos egressos na prévia.
A decisão contraria o regulamento interno do partido, que considera apto a votar o filiado que estiver em dia com as finanças do partido e que tenha assinado ficha até o dia 17 de março de 2001 – exatamente um ano antes da prévia. A executiva estadual aceitou a participação dos ex-pedetistas nas prévias por entender que a filiação do grupo já havia sido manifestada em dezembro de 2000, durante a eleição do prefeito Tarso Genro.
O grupo que defende a candidatura de Tarso alega que a direção estadual não tem poder para mudar as regras internas e pedirá à executiva nacional que ratifique o parecer contrário à decisão. A reunião da executiva estadual também aprovou, por 10 votos a três votos, e duas abstenções, uma resolução contrária à coligação com o PL, que será levada ao encontro nacional do partido, nos dias 24 e 25, em São Paulo.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.