| 25/02/2002 07h13min
O grupo que defende a candidatura à reeleição do governador Olívio Dutra começou a distribuir panfletos entre os militantes nos quais rechaça uma possível aliança do PT com o PL para a Presidência da República. Os folhetos, de quatro páginas, são assinados pelas 10 correntes do PT que apóiam Olívio.
Na última página do panfleto, distribuído no final de semana em diretórios gaúchos do PT, a ala pró-Olívio expõe as razões da resistência ao PL:
– Uma ampliação sem critérios turva a consciência da população, em vez de esclarecer o divisor de águas que nos opõe ao status quo dominante. A aliança de que precisamos está na base da pirâmide da sociedade.
No sábado à noite, dia 23, durante uma atividade de campanha em São Leopoldo, Olívio comentou indiretamente em seu discurso as relações do PT com o PL:
– Nosso partido é um partido laico. Não confundimos empresas com igrejas, movimentos sindicais com o Estado. Respeitamos todas as manifestações religiosas, mas nossa relação é de partido para partido. O PL é considerado uma espécie de braço político da Igreja Universal do Reino de Deus. É ainda apoiado pela Força Sindical, fundada pelo hoje deputado Luiz Antônio Medeiros.
No movimento sindical, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, e Medeiros são opositores históricos. No final de semana, o governador participou de encontros com apoiadores em Cachoeirinha, Porto Alegre, Esteio, Viamão e São Jerônimo. O panfleto enumera as razões para votar na prévia do dia 17 de março em Olívio e não no prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro.
Tarso também aproveitou o final de semana para buscar voto dos filiados. Ontem, dia 24, durante um almoço em Tramandaí, oito dos 12 vereadores do partido no Litoral Norte manifestaram apoio à sua candidatura. No final da tarde, participou de encontro em Viamão. No sábado, almoçou com militantes em Sapiranga, participou de reunião no diretório do PT em Canoas e, à noite, foi à festa de aniversário do presidente Metroplan, Jorge Branco. Às 19h de desta segunda-feira, dia 26, os dois pré-candidatos devem se encontrar na sede estadual do PT para uma reunião em que serão apresentadas as regras da disputa pela vaga de candidato ao governo.
GÉSSICA TRINDADEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.