| 12/03/2002 09h03min
A executiva estadual do PT convocou uma reunião extraordinária na manhã desta terça-feira, 12 de março, para discutir se irá permitir ou não a divulgação da pesquisa encomendada pelo comitê de apoio à candidatura do prefeito de Porto Alegre, Tarso Genro, ao governo do Estado. Tarso disputa internamente a candidatura ao Piratini com o governador Olívio Dutra. As prévias do partido estão marcadas para o próximo domingo, dia 17. A coordenação das prévias petistas vetou a divulgação dos dados, mas estes foram publicados com exclusividade na coluna desta terça-feira de José Barrionuevo. A pesquisa será levada hoje ao ao presidente estadual do partido, David Stival. O levantamento foi realizado pelo instituto Labors, ligado à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O secretário geral do PT no Estado, Francisco Vicente, criticou a divulgação da pesquisa. Segundo Vicente, este tipo de levantamento deve ser utilizado apenas internamente pelo partido.
Na pesquisa, Tarso está em melhor posição do que Olívio na disputa pelo Palácio Piratini em outubro. Foram ouvidas 1.270 pessoas entre os dias 6 e 8 de março. Além da eleição para governador, o levantamento mede a intenção de voto para presidente da República. Mais do que a decisão de realizar a pesquisa, o que mais incomodou o setor de Olívio foi a inclusão de perguntas sobre o significado da candidatura do prefeito e de uma eventual vitória na prévia. O levantamento mostra questões como “Qual dos candidatos do PT está mais preparado para ser governador?”, “Se Tarso Genro vencer Olívio Dutra, isso mostra que: 1) O PT tem vários líderes; 2) O PT não aprova o atual governo de Olívio Dutra; 3) O PT quer promover avanços e melhorias no próximo governo” e “Qual dos candidatos do PT está mais preparado para ser governador?”.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2008 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.