Notícias

 | 24/01/2009 16h56min

BBC se recusa a exibir anúncio humanitário sobre Gaza

Emissora alega que transmissão afetará a confiança do público em sua imparcialidade

As principais emissoras de televisão britânicas — ITV e os Canais 4 e 5 — decidiram neste sábado que transmitirão um anúncio humanitário em favor das vítimas em Gaza, mas a pública BBC mantém sua posição de não divulgar a chamada para não afetar a confiança do público em sua imparcialidade.

Após analisar o caso, os três canais consideraram que a situação humanitária em Gaza pelo recente conflito com Israel é prioritária e ultrapassa qualquer consideração política.

— Após uma cuidadosa consideração e depois de consultar com outras emissoras, há consenso entre a maioria das cadeias. Como resultado disso, a ITV emitirá a chamada — afirmou um porta-voz do canal.

Já um porta-voz do Canal 5 qualificou a situação humanitária de "urgente", enquanto um comunicado do "Channel 4" coincidiu na necessidade de prestar ajuda à população de Gaza. A decisão das emissoras foi tomada depois que o ministro de Cooperação Internacional britânico, Douglas Alexander, pediu aos canais que transmitissem um filme do Comitê de Emergência para Desastres (DEC, em inglês), porque mostra o "imenso sofrimento humano" em Gaza.

No entanto, a BBC justificou sua decisão afirmando que queria "evitar qualquer perigo que pudesse comprometer a confiança do público na imparcialidade da emissora" na cobertura da crise de Gaza.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.