Notícias

 | 20/01/2009 18h35min

UE busca consolidar cessar-fogo entre palestinos e israelenses

Nesta quarta, um encontro entre as duas frentes irá propor um pacto conjunto para o fim dos ataques

A União Europeia (UE) buscará ajudar, nesta quarta-feira, a consolidar o cessar-fogo entre palestinos e israelenses na Faixa de Gaza em uma reunião dos ministros de Assuntos Exteriores com a chanceler israelense, Tzipi Livni. A UE convocou este encontro e um outro com países árabes e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) no domingo com a prioridade de que os dois cessar-fogo declarados separadamente pelos adversários se transformem em um pacto conjunto.

Para o bloco, é fundamental que se chegue a acordos para melhorar a distribuição de ajuda humanitária entre a população palestina, garantir a segurança de Israel, abrir a passagem de Rafah e alcançar uma unidade entre os próprios palestinos. Durante o jantar de amanhã, a UE defenderá as prioridades e debaterá possíveis meios de colocá-las em prática, além de ouvir Livni.

A diplomacia europeia considera fundamental contar com um interlocutor em Gaza, governada atualmente pelo Hamas, com quem o bloco não dialoga por estar incluído na lista de grupos terroristas da UE. Para isso, seria necessário uma unidade entre palestinos na qual é fundamental o papel de países como Egito e Turquia, de acordo com os europeus.

Além disso, os ministros defenderão perante Livni a abertura de uma passagem em Gaza, alegando que teria um efeito benéfico sobre a própria segurança israelense, já que poderia ser controlada melhor que os túneis pelos quais atualmente todos os contrabandos entram na Faixa.

O ministro de Assuntos Exteriores checo, Karel Schwarzenberg, lembrou hoje no Parlamento Europeu que à UE "convém manter relações ótimas com árabes e israelenses", e rejeitou que se transforme em "juiz" da atuação de Israel, qualificada de desproporcional.

Quanto ao possível diálogo com o Hamas, afirmou que "se renunciam a suas campanhas de terror, serão um movimento político normal, com o qual poderíamos entabular relações políticas", como ocorreu com os irlandeses do Exército Republicano Irlandês (IRA), destacou.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE

Comente esta matéria

Notícias Relacionadas

19/01/2009 21h44min
Israel reconhece uso de bombas de fósforo em Gaza, segundo jornal
19/01/2009 19h48min
Brasil e China comemoram cessar-fogo em Gaza e pedem respeito à ONU
19/01/2009 17h28min
Ativistas árabes pedem expulsão de Israel da ONU por ações em Gaza
19/01/2009 14h44min
Ministros de Exteriores da União Europeia anunciam reuniões com Israel e ANP
19/01/2009 12h42min
Com saída de tropas de Israel, Hamas retoma o controle da Faixa de Gaza
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.