Notícias

 | 21/01/2009 08h58min

Cerca de 400 palestinos com dupla nacionalidade deixam Gaza

Israel concluiu a retirada de suas tropas nesta quarta-feira

Cerca de quatrocentos palestinos com dupla nacionalidade serão retirados nesta quarta-feira da Faixa de Gaza. Israel permitirá a saída "após ter recebido o pedido de vários governos estrangeiros", segundo Peter Lerner, porta-voz de Coordenação das Atividades do Governo nos territórios palestinos, vinculado ao Ministério da Defesa.

São cidadãos de Estados Unidos, Alemanha, Dinamarca, França, Irlanda, Grécia, Áustria, Romênia, Noruega, Dinamarca, Canadá, Jordânia, Austrália, Turquia e Filipinas.

A evacuação será realizada através da passagem de Erez, que é controlada pelo exército israelense, no norte de Gaza . Do local, os palestinos serão transferidos para a Jordânia através da passagem fronteiriça de Allenby e então seguirem para seus respectivos países.

Esta é a terceira oportunidade na qual Israel permite a saída de palestinos com dupla nacionalidade desde que começou a ofensiva militar israelense contra Gaza, no dia 27 de dezembro.

A evacuação coincide com a saída das tropas israelenses, que abandonaram nesta quarta-feira todas as suas posições em Gaza. No último domingo entrou em vigor um cessar-fogo declarado unilateralmente por Israel e que foi respondido pelo Hamas e outros grupos palestinos com a declaração de uma semana de trégua. Cerca de 1.400 palestinos morreram e aproximadamente 5.500 ficaram feridos durante a ofensiva de Israel.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.