Notícias

 | 14/01/2009 17h49min

Governo terá linha de crédito para empresas com dívidas em dólares

Presidente do Banco Central anunciou a medida nesta quarta-feira em Nova York

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, anunciou nesta quarta-feira, em Nova York, um programa de concessão de crédito para empresas brasileiras que tenham dívidas em dólar. O programa, segundo Meirelles, pretende suprir uma demanda por crédito, que atualmente gira em torno de US$ 20 bilhões. A linha de crédito deverá começar a funcionar até o final de janeiro e prosseguir até o final deste ano.

— Todas as empresas do país com empréstimos vencendo no Exterior terão também acesso aos recursos das reservas, que serão aplicados em bancos que emprestarem exclusivamente para essas empresas — disse o presidente do Banco Central, após participar de uma reunião organizada pela Câmara Brasileira-Americana de Comércio.

Na reunião, Meirelles procurou tranquilizar os investidores, afirmando que o Brasil ocupa uma posição privilegiada em relação aos demais países para o enfrentamento da crise.

— Falei sobre o fato de o Brasil estar muito melhor posicionado do que um monte de países e depois descrevi as medidas do governo visando exatamente a preservar a economia por meio das medidas que interessam às diversas áreas de contágio — disse Meirelles.

Ele citou três pontos da economia brasileira vulneráveis à crise mundial e afirmou que o governo está atento para tomar medidas com o objetivo de sanar os problemas nesse quesitos:

— A crise é severa e impacta todos os países. Impacta o Brasil por três canais: o canal de crédito internacional, o canal da confiança, que influencia consumidores, bancos, empresários e investidores, e o canal do comércio exterior, com a queda das exportações no mundo todo em função da crise global.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.