Notícias

 | 12/01/2009 17h30min

Número de foguetes lançados por grupos palestinos cai mais de 50%, diz exército de Israel

Total de cerca de 80 foguetes diários teria sido reduzido para aproximadamente 30

Atualizada em 12/01/2009 às 18h35min

O número de foguetes lançados pelas milícias palestinas caiu mais de 50% desde que começou a ofensiva militar israelense contra a Faixa, segundo dados fornecidos nesta segunda-feira pelo exército de Israel.

— Nos primeiros dias da ofensiva, as milícias conseguiam lançar entre 70 e 80 foguetes diários, enquanto agora costuma haver entre 20 e 30 lançamentos — disse à Agência Efe um porta-voz militar.

No dia 27 de dezembro, quando começou a operação, as milícias fizeram 139 lançamentos, entre foguetes Grad, Qassam e bombas, um número que rapidamente diminuiu até oscilar entre 50 e 85 por dia.

Hoje, as milícias lançaram, no máximo 20 foguetes, um número não muito diferente do registrado nos dois últimos dias.

O jornal "Ha'aretz" informou hoje que os milicianos foram obrigados a reduzir o tempo usado para disparar os projéteis a um máximo de 90 segundos, o que torna mais difícil que acertem o alvo.

Os ataques aéreos e terrestres israelenses obrigaram as milícias a buscar lugares mais seguros para fazer os lançamentos, e os grupos foram obrigados a retroceder para o sul e o oeste da Faixa, para zonas mais afastadas da fronteira com o Estado judeu, nas quais há menor presença de tropas israelenses.

Desde que a operação entrou em sua segunda fase e as tropas invadiram a Faixa, em 3 de janeiro, os projéteis palestinos não mataram nenhum israelense, enquanto nos primeiros dias dos ataques causaram a morte de três civis e um militar.

Fontes palestinas informam que, no mesmo período, as tropas israelenses mataram mais de 900 palestinos em Gaza e feriram cerca de 4,1 mil, metade deles civis.

Confira a linha do tempo do conflito na Faixa de Gaza e vídeos com análises:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.