Notícias

 | 04/12/2008 19h00min

Banco da Inglaterra reduz juros para 2%, nível mais baixo em 50 anos

Ministro pediu aos bancos que reflitam a medida nos serviços aos consumidores

O Banco da Inglaterra reduziu nesta quinta-feira em um ponto percentual a taxa básica de juros, para 2%, o nível mais baixo desde 1951. Em uma tentativa de reativar a economia, é o terceiro corte consecutivo da taxa de juros, que há apenas dois meses estava em 5%.

O ministro das Finanças do Reino Unido, Alistair Darling, elogiou a decisão do banco central inglês e pediu às entidades bancárias do país que reflitam esta medida nos serviços aos consumidores.

— A medida ajudará as empresas e o povo com hipotecas e, aliada à redução de impostos programada pelo governo, contribuirá para reativar a economia — afirmou o ministro.

Ao anunciar sua decisão, o banco justificou o corte pelo fato de que a situação das empresas piorou, enquanto a despesa do consumidor e o investimento empresarial frearam. A instituição bancária também afirmou que o comitê monetário chegou à conclusão de que não seria possível restabelecer um volume normal de crédito sem que o banco tomasse medidas.

Os analistas tinham indicado que o Banco da Inglaterra devia tomar uma decisão drástica diante da deterioração da economia do Reino Unido e da queda dos preços do setor imobiliário. No mês passado, o banco surpreendeu os analistas ao adotar um corte dos juros de 1,5 ponto percentual, para 3%, a fim de fazer frente ao arrefecimento da economia.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.