Notícias

 | 04/12/2008 11h26min

BCE reduz taxa de juros na eurozona para 2,5% diante da recessão

Moeda e bolsas européias quase não reagiram à decisão

O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira cortar a taxa básica de juros na zona do euro em 0,75 ponto percentual, para 2,5%, a fim de fazer frente à recessão econômica. É a primeira vez desde a introdução do euro que o BCE reduz a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, já que, até agora, a redução máxima tinha sido de 0,5 ponto percentual. No entanto, o euro e as bolsas européias quase não reagiram à decisão do banco europeu, porque já tinham considerado a possibilidade.

Após reunião do Conselho do BCE hoje, em Bruxelas (Bélgica), a instituição européia informou, em Frankfurt (Alemanha), que também baixou a facilidade marginal de crédito, usada para a concessão de créditos overnight por bancos centrais nacionais, para 3%. O mesmo foi feito com a facilidade de depósito, que remunera depósitos overnight em bancos centrais nacionais, para 2%, com efeitos a partir de 10 dezembro de 2008.

Os especialistas previram que o banco europeu reduziria a taxa de juros em pelo menos 0,5 ponto, e contemplavam também um corte mais agressivo, na linha seguida por outras entidades monetárias, como o Banco da Inglaterra e o Riksbank (banco central sueco). Os dados revisados do Eurostat, escritório de estatística europeu, confirmam que a zona do euro está em recessão.

O Riksbank reduziu a taxa de juros em 1,75 ponto, para 2%, o maior corte desde 1994, para atenuar a queda da produção e da ocupação laboral. O Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra, que em novembro surpreendeu os mercados com uma redução da taxa de juros no Reino Unido de 1,5 ponto percentual, optou hoje por uma redução de um ponto, para 2%.

Os analistas consideram que o BCE baixará as previsões de crescimento e inflação em relação às de setembro, já que contempla agora um cenário econômico muito mais pessimista do que há dois meses. Por isso, manterá uma política monetária expansiva no próximo ano. O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 0,2% no terceiro trimestre — a mesma taxa de contração do segundo —, segundo os novos dados divulgados pelo Eurostat.

Entenda a crise:

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.