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 | 12/11/2008 14h55min

Tesouro dos EUA estenderá ajudas a cartões de crédito e financeiras de veículos

Paulson disse que compra de ativos podres não é a melhor maneira de utilizar pacote

O secretário do Tesouro americano, Henry Paulson, anunciou nesta quarta-feira que o governo dos Estados Unidos estenderá suas ajudas a empresas que não são bancos, mas que são importantes no financiamento às famílias, como os cartões de crédito e as financeiras de automóveis. Paulson, que compareceu hoje para dar uma atualização do andamento do plano de resgate do governo de US$ 700 bilhões, disse que este tipo de empresa, que suporta 40% do crédito das famílias, também está "chegando ao fundo do poço".

Paulson disse também que a compra de ativos "problemáticos" das empresas não é a melhor maneira de aplicar os US$ 700 bilhões do Programa de Alívio de Ativos Problemáticos (Tarp).

— Nossa avaliação neste momento é a de que esta não é a melhor maneira de usar os recursos do Tarp, mas vamos continuar a examinar se as formas planejadas de aquisição de ativos pode desempenhar um papel útil, em comparação com outros usos potenciais dos recursos do Tarp, para ajudar a fortalecer nosso sistema financeiro e dar apoio ao crédito — afirmou o secretário.

Paulson também disse que o Departamento do Tesouro ainda está avaliando maneiras de ajudar a mitigar as execuções de hipotecas e estudando programas que possam usar recursos do programa Tarp para ajudar a atrair capital privado para os mercados financeiros.

— Estamos examinando com cuidado programas que alavancariam ainda mais o impacto de um investimento Tarp ao atrair capital, possivelmente por meio de investimentos de uma parte que igualassem os da outra — acrescentou.

Para o secretário, seria mais difícil para o governo proteger os contribuintes sob um programa que desse recursos para empresas financeiras não-bancárias, porque muitas não estão diretamente regulamentadas e estão envolvidas numa gama ampla de negócios. Ao mesmo tempo, essas companhias fornecem crédito "que é essencial para as empresas e os consumidores norte-americanos".

Entenda a crise

EFE E AE
 
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