| 07/10/2008 08h40min
A Rússia concedeu à Islândia um crédito de 4 bilhões de euros para ajudar o pequeno país a sair da crise financeira que o ameaça por causa da quebra de seu sistema bancário. Um porta-voz do Banco Central da Islândia anunciou nesta terça-feira em Reykjavik a concessão do crédito extraordinário, que terá um prazo de vencimento de quatro anos.
O anúncio da concessão do crédito aconteceu horas após a oposição e o governo islandês aprovarem ontem à noite, em caráter de urgência, várias reformas legais que envolvem o controle estatal de todo o sistema bancário.
As novas medidas, em resposta à grave crise financeira, permitirão ao Estado intervir em todos os bancos, obrigá-los a se fundir ou a se declararem em quebra.
— Estamos diante da possibilidade de que toda a economia nacional seja arrastada às profundezas da crise bancária global e que a nação se declare em quebra — declarou em discurso televisionado o primeiro-ministro conservador, Geir Haarde.
Haarde justificou a
necessidade das medidas pela gravidade da situação e advertiu que "muitas pessoas" perderiam dinheiro.
O acordo foi fechado horas após o Governo garantir os depósitos em bancos comerciais e cadernetas de poupança nacionais e criar dias de intensas negociações com oposição e sindicatos, que pareciam incapazes de chegarem a um acordo.
Entretanto, os eventos da última segunda precipitaram os fatos: a Bolsa de Reykjavik suspendeu todas as operações com valores dos bancos e a coroa islandesa desabou 23% frente ao euro, alcançando um novo mínimo histórico.
GRÁFICO: entenda a crise global
EFEGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.