Notícias

 | 07/10/2008 07h28min

Islândia nacionaliza o segundo maior banco do país

Medida serve para evitar a quebra do sistema financeiro islandês

A Islândia assumiu nesta terça-feira o controle total do segundo maior banco do país, o Landsbanki. A operação equivale à nacionalização do instituto creditício, anunciaram hoje as autoridades financeiras de Reykjavik.

As medidas de urgência e exceção estipuladas pelo governo e a oposição foram aplicadas para evitar a quebra do sistema financeiro e dos bancos nacionais. Baseando-se na "nova legislação, a Autoridade Financeira de Supervisão Islandesa decide assumir o controle do Landsbanki para assegurar que continuem as operações comerciais e bancárias na Islândia", disse a entidade reguladora, em comunicado.

De acordo com a entidade "os depósitos domésticos estão plenamente garantidos" e todas as operações bancárias continuarão com normalidade. Além disso, as autoridades financeiras anunciaram a concessão de um crédito imediato no valor de 500 milhões de euros para o principal banco da Islândia, o Kaupthing.

A notificação sobre a nacionalização do Landsbanki ocorreu pouco depois que a Rússia concedeu à Islândia um crédito de 4 bilhões de euros para ajudar o país a sair da crise financeira que ameaça seu sistema bancário. As novas medidas, em resposta à grave crise financeira, permitirão ao Estado intervir em todos os bancos, obrigá-los a se fundir ou a se declarar em quebra. "Estamos diante da possibilidade de que toda a economia nacional seja arrastada para as profundezas da crise bancária global e que a nação se declare em quebra", disse, em discurso televisionado, o primeiro-ministro islandês, Geir Haarde.

GRÁFICO: entenda a crise global

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.