Notícias

 | 01/10/2008 17h31min

Odebrecht confirma assinatura de acordo com governo do Equador

Segundo a construtora brasileira, compromisso já foi assinado e entregue à autoridades

Atualizada às 18h49min

A construtora brasileira Odebrecht confirmou nesta quarta-feira a assinatura do acordo proposto pelo governo do Equador. Segundo o site G1, a empresa afirmou em nota que "aceitou os termos exigidos pelo governo equatoriano para firmar o acordo de compromissos".

O documento, já assinado pela construtora brasileira e entregue às autoridades do Equador, ainda prevê a extensão, por mais um ano, da garantia contra defeitos das obras civis e garantia de cinco anos para os reparos que estão sendo feitos. Também estabelece a transferência da garantia adicional dos equipamentos à Hidropastaza, contratante da obra. Segunda maior hidrelétrica do país, a São Francisco foi inaugurada em junho de 2007.

A central está paralisada desde 6 de junho devido a problemas detectados, segundo a Odebrecht, durante parada de manutenção e inspeção pré-programada. Os reparos vinham sendo feitos pelo consórcio, com prazo de entrega previsto para o dia 4 deste mês.

Simultaneamente, a Odebrecht negociava esse acordo com o governo do Equador. Diante da negativa da Alstom e da Va Tech em assinar o documento, a construtora brasileira se propôs a firmar sozinha, assumindo responsabilidade proporcional a sua participação no consórcio. A proposta não foi aceita pelo Equador. Agora, segundo fontes do mercado, Alstom e Va Tech estariam dispostas a firmar o acordo.

Na semana passada, sob o argumento de que a hidrelétrica apresentou falhas um ano após entrar em funcionamento e de que a paralisação estaria colocando em risco o abastecimento de energia no país, o presidente do Equador, Rafael Correa, determinou o embargo dos bens da Odebrecht no país e a ocupação das obras da construtora pelo Exército. Correa também proibiu que os diretores da companhia deixassem o país.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.