Notícias

 | 22/09/2008 18h01min

Contadoria-Geral do Estado começa na terça auditoria no sistema da LIC

Auditores vão buscar novos mecanismos para aprimorar o controle da lei

Milena Schoeller  |  milena.schoeller@rdgaucha.com.br

A secretária estadual da cultura, Mônica Leal, o coordenador da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) no Rio Grande do Sul, Fábio Rosenfeld, e membros da Contadoria-Geral do Estado se reuniram na tarde desta segunda-feira para acertar detalhes da auditoria que ocorrerá no sistema da LIC. A partir de terça-feira, auditores vão analisar projetos e prestação de contas, buscando irregularidades, além de encontrar novos mecanismos para aprimorar o controle.

A auditoria foi determinada pela governadora Yeda Crusius após divulgação de reportagem na RBS TV sobre a fraude. O Ministério Público também investiga o caso.

Um produtor cultural preso na sexta-feira confessou que falsificava projetos e assinaturas em busca de patrocínios, e afirmou que conselheiros do Conselho Estadual de Cultura, funcionários do Estado e empresários participavam do esquema.



Capítulos da crise

A primeira suspeita
Reportagem veiculada pela RBS TV e pela Rádio Gaúcha apresentou do­cumentos que envolvem a hoje presidente do Conselho Esta­dual de Cultura, Mariângela Grando. Ela teria usado notas de compras pessoais, de objetos como um perfume importado, na prestação de contas do longa-metragem Concerto Campestre (2003), dirigido por Henrique de Freitas Lima.

Troca de farpas
Após conceder a entrevista à reportagem que detonou o escândalo, Mariângela telefonou para o coordenador da LIC, Fábio Rosenfeld, ameaçando apresentar denúncias contra a secretária Mônica Leal. A conversa foi gravada e divulgada na imprensa.

A discussão
No programa Polêmica, da Rádio Gaúcha Gaúcha, Mariângela e Rosenfeld discutiram asperamente e trocaram novas ameaças.

A prisão
Novas notas e outros documentos veiculados na imprensa ligaram fraudes a empresas como a Opus Promoções e a projetos como o Multipalco do Theatro São Pedro. O produtor cultural Flávio Agliardi confirmou a falsificação da assinatura da secretária Mônica Leal e disse que outros produtores, empresas patrocinadoras que se beneficiam da LIC e até servidores públicos também fraudam o sistema.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.