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 | 12/08/2008 14h44min

Indústria de cana-de-açúcar lança campanha para promover o etanol brasileiro

Peças publicitárias sobre vantagens do biocombustível sobre derivados do petróleo serão divulgadas no Brasil e no Exterior

A União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica) lançou nesta terça, dia 12, uma campanha de mídia para consolidar a imagem do etanol brasileiro no mercado nacional e internacional. A iniciativa foi apresentada durante o 7º Congresso Brasileiro de Agribusiness, em São Paulo, pelo presidente da entidade, Marcos Jank.

O dirigente da Unica explicou que a intenção da campanha é estimular o consumo de etanol por meio da promoção de outros aspectos além do econômico. Segundo ele, boa parte da população sabe que o combustível é mais barato que a gasolina, mas desconhece, por exemplo, os benefícios para o meio ambiente e o potencial para geração de energia.

– O que entendemos é que é preciso falar de meio ambiente, geração de empregos, desenvolvimento econômico. E essa campanha cobra tudo isso – afirmou.

Conforme Jank, na visão da Unica é necessário estabelecer uma comunicação mais direta com os consumidores para que sejam “desfeitos certos mitos” como a idéia de que é preciso alternar o abastecimento do veículo entre álcool e gasolina e a de que misturar os dois no tanque aumentaria seu rendimento.

– Vamos introduzir a marca do etanol e fazer essa diferenciação em relação aos combustíveis fósseis – adiantou.

Para atingir esses objetivos serão veiculadas peças publicitárias em jornais, revistas, sites e emissoras de rádio e televisão. Jank não divulgou o valor investido na campanha publicitária nacional, mas revelou que na internacional – que tem como alvos os Estados Unidos e a Europa –, em parceria com a Agência de Promoção das Exportações (Apex), os custos fazem parte de um orçamento de R$ 16 milhões.

Etanol brasileiro no Exterior

Nos Estados Unidos, a mais recente iniciativa foi realizada no feriado da Independência, no dia 4 de julho, quando o etanol foi sugerido como alternativa viável contra a escassez de petróleo. Porém, há ressalvas: o consumidor americano não pode se beneficiar das vantagens do combustível brasileiro por causa da sobretaxa de US$ 0,54 por galão à entrada do produto naquele país.

A próxima investida da indústria canavieira só será colocada em prática depois das eleições presidenciais, em que concorrerão o democrata Barack Obama e o republicano John McCain. A intenção, novamente, será defender a redução da sobretaxa.

Marcos Jank esperava uma solução para esse impasse durante as negociações sobre a Rodada de Doha, em Genebra. Como isso não ocorreu, a campanha será mantida. Ele acredita que o fim da tarifa de importação teria influência também sobre os preços da gasolina.

– O etanol brasileiro seria uma alternativa para reduzir o preço da gasolina nos Estados Unidos – reafirmou.

Na Europa, uma campanha lançada em junho enfatizou a sustentabilidade do etanol brasileiro e o fato de a cultura ocupar 1% do total de terras agricultáveis do país. A Unica pretende intensificar o trabalho de mídia principalmente em setembro. O contexto, neste caso, é a discussão a respeito da mistura de 10% do biocombustível ao combustível derivado de petróleo.

RAPHAEL SALOMÃO, SÃO PAULO (SP)
 
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