Notícias

 | 11/06/2008 13h49min

Governador do Rio contesta mudança no repasse de royalties do petróleo

Sérgio Cabral Filho afirmou existência de aflição eleitoral na tomada de decisão

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral Filho, contestou a proposta de mudança no repasse de royalties do petróleo, sugerida pelo presidente do Petrobras, Sérgio Gabrielli. A iniciativa foi apoiada pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), semana passada.

– (A mudança) deve ser analisada com muita cautela. As regras do jogo não podem ser modificadas de acordo com as descobertas (de novos poços de petróleo). Isso é uma loucura – disse Cabral.

Para o governador do Rio, as regras de qualquer setor não devem ser modificadas sem um motivo consistente. Para ele, o caso dos royalties pode ser classificado de indenização pela exploração do petróleo a Estados e municípios.

– Esse é um princípio internacional. Não tem sentido isso – enfatizou.

Sérgio Cabral disse que, apesar de perceber que o governo trata do tema com seriedade, vê uma aflição eleitoral da parte de certos políticos, “que querem encarar a questão dos royalties como uma nova bandeira”.

– Sugiro a esses (políticos) abraçarem bandeiras mais fortes que toquem no coração do povo de seus Estados – apontou.

O governador do Rio reuniu-se nesta quarta-feira, dia 11, com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, em Brasília, para discutir questões ligadas à capacidade fiscal do Estado.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.