Notícias

 | 04/06/2008 07h12min

Ministra chilena exige eliminação de protecionismo e subsídios agrícolas

Marigen Hornkohl espera que comércio possa contar com regras justas e claras

A ministra de Agricultura do Chile, Marigen Hornkohl, exigiu nesta quarta-feira, dia 4, que os países desenvolvidos eliminem o protecionismo e os subsídios agrícolas. Segundo ele, são esses os responsáveis pela atual crise alimentícia.

A crítica da ministra chilena foi feita durante seu discurso na cúpula sobre segurança alimentar da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), que começou nessa terça-feira, em Roma.

Marigen desejou que as negociações da Rodada de Doha possam ser concluídas com sucesso, para que se elimine assim o protecionismo e os subsídios à agricultura, "que distorcem o comércio agrícola internacional".

Pediu ainda para que o comércio agrícola possa contar com "regras justas e claras" e que "a globalização funcione corretamente e não seja só uma desculpa para que os poderosos acabem ganhando".

Para a representante do Chile "não há desculpas, pois o mundo está preparado para produzir mais e melhores alimentos, e o desenvolvimento empresarial e tecnológico deveria garantir isso".

– Esta crise é uma oportunidade para que, em alguns países como o Chile, se fortaleça as pequenas e médias produções agrícolas – afirmou Marigen Hornkohl.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.