Notícias

 | 28/05/2008 09h02min

União Européia anuncia mudanças em ajuda a países pobres

Bloco promete aumentar cooperação e intensificar colaboração

Os ministros de Desenvolvimento dos países da União Européia (UE) afirmaram nessa terça-feira, dia 27, que promoverão "reformas radicais" na ajuda que o bloco concede às nações menos desenvolvidas.

Além de aumentar o valor total da cooperação, os Estados-membros da UE vão intensificar a colaboração com todos os atores envolvidos no processo, para garantir transparência e melhorar a efetividade da ajuda distribuída.

Em uma reunião em Bruxelas, o bloco renovou seu compromisso de ampliar o auxílio aos países pobres para 0,56% do seu Produto Interno Bruto (PIB) até 2010 - quando o valor chegará a 66 bilhões de euros - e para 0,7% de suas riquezas até 2015, depois que, no ano passado, reduziu-a pela primeira vez, de 47,676 bilhões para 46,087 bilhões de euros.

– A UE continua mantendo suas metas e quer continuar sendo líder mundial em termos de quantidade e qualidade de ajuda ao desenvolvimento – disse, em entrevista coletiva, o secretário de Assuntos Exteriores da Eslovênia, Andrej Ster.

Já no almoço de trabalho, no qual estiveram presentes o diretor-geral das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), Jacques Diouf, e o diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos (PMA), John Powell, os ministros de Desenvolvimento falaram da atual crise dos alimentos.

Fontes da UE disseram que foi constatada a importância de "um compromisso imediato a curto prazo" para minimizar o impacto da alta dos preços dos alimentos básicos.

Especificamente, os países do bloco identificaram a necessidade de a ajuda emergencial aos mais prejudicados pela crise ser aumentada e de medidas estruturais serem tomadas.

As conclusões aprovadas indicam que, a médio prazo, a UE apoiará os investimentos em agricultura, infra-estrutura rural, pesquisas agrícolas e geração e distribuição de energia.

O bloco recorrerá ainda ao diálogo político com outros países para desestimular as restrições e proibições impostas à exportação de alimentos.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.