Notícias

 | 19/05/2008 10h22min

Organização ambiental acusa bancos da UE de financiar biocombustíveis

Ong denuncia que atividades estão levando à destruição da Amazônia

A organização ambiental Amigos da Terra acusou nesta segunda-feira, dia 19, vários grandes bancos europeus de financiar uma rápida expansão da produção de biocombustíveis na América Latina, o que contribui, segundo ela, para "um desmatamento em grande escala e para o aumento dos abusos de direitos humanos".

Em comunicado, a Ong pediu a estas entidades que ponham fim a seus investimentos em "todos os projetos prejudiciais" que estejam em funcionamento na América Latina.

Segundo relatório divulgado nesta segunda pela Amigos da Terra, grandes bancos europeus - entre os quais menciona Barclays, Deutsche Bank, HSBC e BNP Paribas -, estão investindo "bilhões de euros na produção e venda de cana-de-açúcar, soja e óleo de palma nos países da América Latina".

A organização denuncia que estas atividades estão levando à destruição da Amazônia e de outros valiosos ecossistemas, assim como à contaminação de água potável em países como Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia.

Além disso, assegura que as plantações em grande escala contribuem para aumentar as violações dos direitos humanos dos camponeses, com condições qualificadas de "escravidão moderna" em alguns campos brasileiros.

AGÊNCIA EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.