Notícias

 | 22/05/2008 13h17min

Nações Unidas cobram mais empenho de autoridades no combate à crise dos alimentos

Mundo pode solucionar problema com investimento em agricultura e produtividade

Os líderes políticos mundiais devem chegar a um compromisso para enfrentar o desafio da atual crise alimentícia, caso contrário a fome crescerá no planeta. A advertência foi feita pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). Segundo documento da entidade, só neste ano, os preços dos alimentos subiram 53%.

- A produção mundial de cereais precisa aumentar em 50% até 2030 e a de carne em 85% - disse o diretor-geral adjunto do Departamento Econômico e Social da FAO, Hafez Ghanem.

Segundo ele, essas são proporções enormes, mas não impossíveis, que o mundo pode alcançar se investir em agricultura e aumentar a produtividade.

O investimento no setor nos países pobres foi deixado de lado na última década pelos países industrializados, já que em 1996 destinavam 10% de sua ajuda ao desenvolvimento, enquanto apenas 3% eram dirigidos ao mesmo fim em 2006. A produtividade poderia ser melhorada na África com irrigação, já que 4% das terras cultiváveis do continente têm acesso regular à água.

Ghanem explicou que o investimento em agricultura poderia se transformar também em oportunidade para o desenvolvimento das populações, já que os camponeses no mundo em desenvolvimento representam 75% dos pobres.
 
Já de acordo com Ali Gurkan, analista da FAO, é impossível estabelecer cientificamente o impacto dos biocombustíveis. Apenas sabe-se que ele existe, mas não quanto.

EFE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.