Notícias

 | 17/04/2008 16h48min

Movimentos sociais entregam reivindicações durante conferência da FAO

O grupo recebeu apoio de integrantes da comunidade indígena que participa do evento

Representantes de movimentos sociais que lutam pelo acesso à terra entregaram nesta quinta-feira, dia 17, um documento com reivindicações ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante a 30ª Conferência Regional da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

O grupo, de pouco mais de 20 pessoas, recebeu apoio de integrantes da comunidade indígena de outros países que participam do encontro e expuseram seu trabalho.

– O direito ao acesso à terra é o direito à vida", afirmaram, no auditório principal, enquanto cerca de dois mil trabalhadores rurais, ligados a 47 entidades que compõem o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo, seguiam em passeata pela Esplanada dos Ministérios, até o Congresso Nacional. Sobre a participação dos manifestantes na conferência, Cassel afirmou que "isso é democracia".

– Não consigo imaginar um que organismo como a FAO, que faz parte da ONU, funcione à margem da sociedade civil, sem aproveitar o conhecimento e a experiência dela. Democracia viva, para valer, é assim que a gente faz. Foi um momento importante da conferência porque todos os países que estão aqui puderam ver como é que a gente faz política, como é que a gente governa – a gente governa junto, assimilando crítica, assimilando conhecimento. Acho que a FAO aprendeu muito e nós também – completou.

O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, que falou antes da participação dos movimentos sociais, destacou o trabalho conjunto entre os países para erradicar a fome no continente.

– A erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional dizem respeito ao direito humano a uma vida digna e são decisivos para a soberania dos povos. São ainda componentes centrais para superarmos a histórica desigualdade social que infelizmente caracteriza a América Latina – afirmou.

Maluf afirmou que falta no Brasil uma política nacional de abastecimento alimentar orientada pelo direito à alimentação, que leve em conta a promoção da agricultura familiar de base agroecológica e amplie o acesso à alimentação adequada e saudável.

A 30ª Conferência Regional da FAO começou nesta segunda-feira e termina na próxima sexta, dia 18. Após o encerramento, os participantes farão uma visita à Embrapa e, no dia seguinte, conhecerão a produção de etanol em Ribeirão Preto (SP), a convite do governo brasileiro.

AGÊNCIA BRASIL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.