Notícias

 | 14/02/2008 16h05min

Brasil apresenta à União Européia lista ampliada de fazendas aptas à exportar carne

Objetivo dos técnicos do Ministério da Agricultura é convencer europeus a retomar as compras do produto brasileiro

Gustavo Bernardes  |  reportagem@canalrural.com.br

O governo brasileiro entregou nesta quinta, dia 14, à Comissão Européia uma nova lista ampliada, aptas a vender carne bovina para a Europa. O objetivo dos técnicos do Ministério da Agricultura é convencer os europeus a retomar, aos poucos, as compras do produto brasileiro, suspensas no início desse mês por causa de irregularidades na rastreabilidade do gado nacional. Parlamentares e lideranças do setor privado, porém, defendem ajustes na estratégia de negociação.
 
A declaração do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, de que o Brasil vendeu carne bovina sem controle à Europa levou parlamentares e lideranças do setor a cobrar ajustes imediatos no sistema de rastreabilidade bovina. O presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Câmara dos Deputados, deputado Luis Carlos Setim (DEM/PR), acha que a lista imposta pela União Européia, mesmo se ampliada, vai continuar limitando a atuação do setor pecuário.
 
– O que somos contra é com essa limitação – disse o deputado.
 
Paulo Mustefaga, consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e analista do mercado pecuário também concorda. E defende uma posição mais ofensiva do governo brasileiro. Segundo ele, a boa fase do mercado pecuário com outros países e a qualidade da carne brasileira mais o aumento da fiscalização por parte do governo vão evitar que outros mercados adotem a mesma atitude dos europeus de barrar as carnes brasileiras.

O setor que representa os pecuaristas reconhece que há falhas em todos os elos da cadeia produtiva de carnes. E que o Brasil vai ter que fazer ajustes internos se quiser ganhar a confiança do mercado internacional.
 
Enquanto o setor discute soluções para a pecuária, parte do Congresso Brasileiro já fala em apelar ao Parlamento Europeu. Um grupo de deputados pretende convencer a presidência da Câmara a levar parlamentares à Europa. A idéia é ganhar o apoio dos consumidores europeus, que estão pagando mais caro pela carne, como forma de derrubar as barreiras impostas ao mercado brasileiro.

Para o presidente da Comissão de Agricultura do Senado Federal, o Senador Nelto de Conto (PMDB/SC), só negociações não resolvem as urgências do setor.

CANAL RURAL
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.