Notícias

 | 17/11/2002 15h59min

EUA e Grã-Bretanha atacam zona de exclusão aérea no Iraque

Caças americanos e britânicos bombardearam um sistema de defesa aérea no norte do Iraque neste domingo, dia 17, depois que forças iraquianas dispararam contra os jatos. Os aviões patrulhavam uma "zona de exclusão aérea" no norte do país árabe, disse o exército dos Estados Unidos. De acordo com o major Scott Cavode, porta-voz da força de Operação de Vigilância do Norte, foi enviada uma missão, que acabou atingida.

– Nós respondemos atirando munições de precisão guiadas contra elementos do sistema de defesa aérea – disse Cavode.

Os ataques ocorreram no nordeste da cidade de Mosul, controlada pelo governo iraquiano. Cavode falou que todas as aeronaves retornaram seguramente a suas bases na Turquia. O número de incidentes envolvendo as patrulhas sobre as zonas de exclusão aérea no norte e no sul do Iraque tem aumentado nos últimos meses, conforme crescem as especulações de um ataque dos EUA para derrubar o presidente Saddam Hussein.

O Iraque não reconhece as zonas de exclusão aérea e acusa freqüentemente os caças de causar mortes de civis. As zonas foram estabelecidas depois da Guerra do Golfo, em 1991, para proteger um enclave curdo no norte e muçulmanos xiitas no sul de ataques do exército de Saddam. As informações são da Agência Reuters.

 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.