| 25/10/2004 14h41min
Um especialista da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou nesta segunda, dia 25, que o Iraque conseguirá realizar eleições dignas de crédito na data prevista apesar dos atentados a bomba e dos seqüestros feitos por insurgentes anti-Estados Unidos comprometidos em atrapalhar o processo político.
– A comissão eleitoral está se preparando conforme o previsto – garantiu Carlos Valenzuela, que trabalhou na organização de eleições históricas em Timor Leste e nos territórios palestinos.
– Acho que podemos realizar eleições dignas de crédito. Essa é uma situação difícil, mas quando temos uma eleição em época de transição, ela é, por definição, realizada em situações distantes da ideal.
Até o final de janeiro os iraquianos devem ir às urnas para escolher 275 parlamentares encarregados de elaborar a nova Constituição do país. Uma comissão iraquiana independente foi encarregada em junho de preparar o pleito, com ajuda técnica de uma pequena equipe de especialistas da ONU comandada por Valenzuela.
Atentados a bomba e os conflitos armados que ocorrem todos os dias no país levantaram dúvidas sobre a capacidade do governo interino do Iraque, sustentado pelos EUA, de realizar as eleições no prazo previsto ou se os iraquianos de áreas ainda controladas por rebeldes terão a oportunidade de votar.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.