Notícias

 |  hmin

Ataques suicidas matam 14 em onda de violência no Iraque

Escalada da violência ameaça realização de eleições em janeiro

Ataques suicidas a bomba mataram 14 membros das inexperientes forças de segurança do Iraque neste sábado, dia 23, perto de uma base naval norte-americana a oeste de Bagdá e em um posto de controle ao norte, em meio a uma onda de ataques rebeldes por todo o país. O aumento da violência revela o tamanho da tarefa que será enfrentada pelo governo interino do Iraque e pelos militares dos Estados Unidos. Ambos prometeram reprimir os rebeldes antes das eleições programadas para janeiro.

Os rebeldes mataram dois motoristas de caminhão turcos e feriram outros dois em um ataque próximo à cidade de Mosul, informou a polícia. Seis soldados norte-americanos foram feridos quando guerrilhas atearam fogo a seu veículo blindado em uma estrada que leva ao aeroporto de Bagdá. De acordo com o exército dos Estados Unidos, o ataque consistiu em uma explosão a bomba à margem da estrada.

O tenente da marinha Lyle Gilbert disse que 10 policiais iraquianos foram mortos e outros cinco ficaram feridos em um ataque suicida a bomba perto da base naval a oeste de Bagdá. Ele disse que o ataque ocorreu em um posto policial iraquiano próximo ao campo de Al Asad. De acordo com uma equipe médica na cidade próxima de Haditha, o hospital recebeu mais de 50 pessoas após a explosão.

Um rebelde suicida explodiu seu carro próximo a um posto de controle das Guardas Nacionais Iraquianas no vilarejo de Ishaqi, perto de Samarra, ao norte da capital do Iraque, matando quatro guardas. Um oficial disse que seis guardas também ficaram feridos no ataque. Em duas ocasiões manifestantes atiraram morteiros no centro de Bagdá, matando dois civis e ferindo uma pessoa, de acordo com testemunhas.

Aviões norte-americanos bombardearam alvos em Falluja, dominada por rebeldes, matando duas pessoas. O exército dos Estados Unidos informou a captura de um tenente inimigo no Iraque em uma investida durante a noite. A equipe médica informou que três pessoas também foram feridas em um ataque aéreo no extremo sul da cidade sunita na noite de sexta.

Segundo um comunicado do exército norte-americano, um tenente da rede Abu Musab al-Zarqawi foi capturado com outros cinco suspeitos por volta de 1h30min (horário local) em uma incursão a um local que seria um esconderijo da rede militante jordaniana ao sul de Falluja.

As informações são da agência Reuters.


_________________________________

Folheie o caderno lançado pelos jornais do Grupo RBS




_________________________________

Entidades sociais


Conheça algumas ONGs e OCIPs que lutam pela melhoria de Florianópolis


Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.