| hmin
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aprovou na sexta, dia 8, um plano para enviar cerca de 300 treinadores militares até o Iraque. Os Estados Unidos temem que a missão não esteja pronta antes do início de 2005. Embaixadores da Otan reunidos em Bruxelas, na Bélgica, acertaram as diretrizes do plano para criar uma academia de treinamento dedicada a oficiais de alta patente do Iraque, disse o porta-voz James Apputhurai.
Segundo um porta-voz da aliança, vários detalhes ainda precisavam ser definidos. E não se estabeleceu nenhuma data para o início da missão, mas a aliança desejava lançá-la "o quanto antes", acrescentou. Uma importante autoridade da Otan afirmou que a missão pretendia dar início ao treinamento das forças de segurança antes das eleições de janeiro no Iraque.
Os 26 países-membro da aliança acertaram a realização da missão em uma cúpula realizada em Istambul (Turquia) neste ano depois de a oposição da França e de outros integrantes ter sido superada.
Os integrantes da Otan devem se reunir na Romênia nos dias 13 e 14 de outubro para conversar sobre as operações da aliança em vários lugares, entre os quais o Iraque e o Afeganistão.
As informações são da agência Reuters.
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2011 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.