| 17/09/2009 16h33min
O tricampeão mundial de Fórmula-1 Niki Lauda pediu uma punição exemplar à Renault devido ao escândalo envolvendo Nelsinho Piquet no GP de Cingapura no ano passado. Em crônica publicada nesta quinta no jornal inglês Daily Mail, o ex-piloto austríaco afirma que a batida proposital do brasileiro para favorecer o companheiro Fernando Alonso foi "a pior coisa que já aconteceu na Fórmula-1".
— Isto é novo. É o pior dano já causado. Agora a FIA precisa punir duramente a Renault para restaurar a credibilidade no esporte — escreveu Lauda.
O tricampeão citou vários escândalos na Fórmula-1, afirmando que nenhum deles é tão grave quanto a batida de Nelsinho Piquet. Ele lembrou quando Michael Schumacher estacionou o carro em frente a Alonso, para bloquear o espanhol, que ia para a última volta do treino classificatório para o GP de Mônaco em 2006, e o caso da espionagem da McLaren um ano depois.
— Mas, realmente, nem isto é comparável (à batida de Nelsinho).
Lauda não poupou Flavio Briatore. Para ele, a saída do ex-chefe da Renault atesta que ele realmente orientou Nelsinho a bater o carro propositalmente. Além disso, ele reprovou os comentários feitos pelo italiano sobre o piloto brasileiro.
— O que também me chateou no final de semana foi o que Flavio Briatore disse. Ele negou tudo. Suas mensagens eram turvas, até tecendo comentários sobre a vida privada de (Nelsinho) Piquet. Foi inacreditável. E agora que Briatore foi sacado, temos de admitir que as acusações contra a Renault são todas verdadeiras.
O piloto ainda mostrou perplexidade com o fato de Nelsinho ter batido o carro propositalmente. Ele lembrou o acidente que sofreu em 1976 no circuito alemão de Nürburgring, que o tirou das pistas por um mês e meio, e garantiu:
— Ele é um piloto jovem – mais criança do que homem – e foi posto sob pressão pelo time que disse que ele precisava fazer isto para conseguir um novo contrato. Quando eu dirigia, éramos homens, e eu teria dito não — escreveu Lauda.
CLICESPORTESGrupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2010 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.