Notícias

 | 18/10/2011 09h49min

A matemática da fuga do Avaí da zona de rebaixamento do Brasileirão

Leão ainda tem chances de permanecer na elite do futebol

A derrota para o Inter, no último domingo, esfriou os ânimos da torcida avaiana. Muitos já jogaram a toalha e passaram a projetar 2012. Os dirigentes, porém, pelo menos no discurso, ainda acreditam na virada do Leão. Para o coordenador de Futebol Gustavo Mendes, o time não tem alternativa senão vencer os quatro jogos que restam em casa e buscar uma ou duas vitórias fora.

O Diário Catarinense avaliou a sequência de jogos dos seis clubes ameaçados pelo descenso e viu que, se o time ajudar, há chances de continuar na elite. Algo que parece improvável hoje pela má campanha no Brasileiro. No ano passado, o Atlético-GO livrou-se do rebaixamento com 42 pontos. Portanto, nem tudo está perdido. Mas o Avaí precisa se ajudar.

Avaí
26 pontos
Jogos que faltam: Botafogo (c), Corinthians (f), Ceará (c), São Paulo (f), Cruzeiro (c), Vasco (f), Coritiba (f) e Figueirense (c)
Análise: Em penúltimo lugar, o Avaí precisa ganhar os quatro jogos que tem em casa, incluindo o clássico e buscar mais um triunfo e um empate fora para sonhar com a permanência na elite.
Projeção do DC: 5 vitórias (Botafogo, Cruzeiro, Ceará, Coritiba e Figueirense), 1 empate (São Paulo) e 2 derrotas (Corinthians e Vasco)
Como ficaria: 42 pontos

Atlético-MG
30 pontos
Jogos que faltam: Fluminense (f), Palmeiras (c), Grêmio (c), Figueirense (f), Coritiba (c), Corinthians (f), Botafogo (c) e Cruzeiro (f)
Análise: Em 17º lugar, o Atlético-MG encara três times que estão na briga pelo título e outros quatro jogos serão contra equipes que estão na zona intermediária, sem grandes aspirações.
Projeção do DC: 4 vitórias (Palmeiras, Grêmio, Coritiba e Cruzeiro) e 4 derrotas (Fluminense, Botafogo, Corinthians e Figueirense)
Como ficaria: 42 pontos

América-MG
24 pontos
Jogos que faltam: Grêmio (c), Coritiba (f), Corinthians (c), Fluminense (f), Botafogo (c), São Paulo (f), Atlético-PR (c) e Atlético-GO (f)
Análise: Lanterna da competição, o América tem uma sequência igualmente complicada. Fora de casa pega dois times que estão na briga pelo título e dois que estão na zona intermediária.
Projeção do DC: 2 vitórias (Grêmio e Atlético-PR), 1 empate (Atlético-GO) e 5 derrotas (Coritiba, Corinthians, Fluminense, Botafogo e São Paulo)
Como ficaria: 31 pontos

Cruzeiro
31 pontos
Jogos que faltam: Atlético-GO (c), Botafogo (f), Flamengo (f), Inter (c), Avaí (f), Atlético-PR (c), Ceará (f) e Atlético-MG (c)
Análise: Primeiro time fora do Z-4, o Cruzeiro não vence há 11 jogos e vai enfrentar quatro times que lutam para não cair nas quatro últimas rodadas. Os outros quatro jogos também são complicados.
Projeção do DC: 3 vitórias (Atlético-PR, Ceará e Atlético-GO), 1 empate (Inter) e 4 derrotas (Botafogo, Flamengo, Avaí e Atlético-MG)
Como ficaria: 41 pontos

Atlético-PR
28 pontos
Jogos que faltam: Ceará (c), Santos (f), Atlético-GO (c), Corinthians (f), São Paulo (c), Cruzeiro (f), América-MG (f) e Coritiba (c)
Análise: Em 18º lugar, o Atlético-PR enfrenta concorrentes diretos contra o descenso e times que estão na briga pelo título. Dos adversários que tem pela frente, apenas o Santos deve estar sossegado. 
Projeção do DC: 4 vitórias (Ceará, Atlético-GO, Coritiba e Santos) e 4 derrotas (Corinthians, São Paulo, América-MG e Cruzeiro)
Como ficaria: 40 pontos

Ceará
32 pontos
Jogos que faltam: Atlético-PR (f), Fluminense (c), Avaí (f), Santos (c), Corinthians (c), Grêmio (f), Cruzeiro (c) e Bahia (f)
Análise: Em 15º lugar, o Ceará caiu muito de produção no returno e corre o risco de entrar no Z-4 nas próximas rodadas. Vai enfrentar times que estão na briga pelo título ou lutam contra o descenso.
Projeção do DC: 1 vitória (Santos), 1 empate (Bahia) e 6 derrotas (Avaí, Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR, Fluminense e Corinthians)
Como ficaria: 36 pontos

Os números do Avaí

No Brasileiro

30 jogos
6 vitórias
8 empates
16 derrotas
39 gols marcados
63 gols sofridos
28,8% de aproveitamento
19º colocado

No turno
19 jogos
4 vitórias
5 empates
10 derrotas
21 gols marcados
40 gols sofridos
29,8% de aproveitamento
18º colocado

No returno
11 jogos
2 vitórias
3 empates
6 derrotas
18 gols marcados
23 gols sofridos
27,7% de aproveitamento

O retrospecto de Toninho
12 jogos
3 vitórias
3 empates
6 derrotas
21 gols marcados
25 gols sofridos

• Em 30 rodadas, o Avaí ficou fora da zona de rebaixamento apenas no intervalo de uma delas
• Na 20ª rodada, após vencer o Flamengo, o time ocupou provisoriamente por uma noite a 16ª posição
• No dia seguinte, o Bahia empatou com o América-MG e deixou o Leão novamente no Z-4

Probabilidade de queda
América-MG - 97,7%
Avaí - 91%
Atlético-PR - 77,9%
Atlético-MG - 49,8%
Cruzeiro - 46,7%
Ceará - 32,4%

Pela pontuação
36 pontos - 99,7%
37 - 98,4%
38 - 93,2%
39 - 80,6%
40 - 60,3%
41 - 37,5%
42 - 18,9%
43 - 7,5%
44 - 2,3%

• Para atingir a faixa de segurança, os 44 pontos, o Avaí precisa somar 18 em 24 pontos possíveis, um aproveitamento de 75%
• Só para efeito de comparação, os líderes Corinthians e Vasco têm aproveitamento de 60%
• O que pode atrapalhar bastante é o desempenho em casa. Dos 20 clubes, o Leão é o pior mandante, com três vitórias, cinco empates e sete derrotas
• Na sequência, como piores mandantes, aparecem América-MG, Cruzeiro e Atlético-PR

DIÁRIO CATARINENSE
 
SHOPPING
  • Sem registros
Compare ofertas de produtos na Internet

Grupo RBS  Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2024 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.