Esportes | 20/08/2011 08h10min
Com a corda no pescoço, principalmente depois da derrota de 3 a 0 sofrida contra o Ceará, no meio da semana, o Grêmio enfrenta o Atlético-GO neste domingo, no Serra Dourada. Um novo resultado negativo pode colocar o time de Celso Roth na zona de rebaixamento, faltando uma rodada para o término do primeiro turno do Brasileirão.
> Roth deve escalar Brandão ao lado de André Lima no ataque
> Goleada do Atlético-GO deixa Grêmio com pior ataque do Brasileirão
Tentando encontrar ainda a melhor formação para a equipe gremista, o treinador irá fazer algumas alterações na equipe. O lateral-direito Gabriel, depois de um longo tempo afastado devido a uma lesão, viajou nesta sexta-feira para se incorporar à delegação em Goiânia e será o titular na vaga do improvisado Adilson. Marquinhos deve receber uma chance ao lado de Douglas na armação, saindo Lúcio. Mas a mudança mais significativa está no ataque. Brandão e André Lima, dois centroavantes trombadores, com características específicas de finalização, vão atuar juntos.
– Perde-se um pouco a característica de velocidade, mas tem a presença física de dois jogadores que podem se completar – disse o técnico gremista.
A alteração no esquema preocupa um dos maiores centroavantes da história do Grêmio. Alcindo, que brilhou com a camiseta tricolor nos anos 60, não critica o técnico, mas entende que a mudança mostra a angustia de Celso Roth em busca do melhor time:
– Eu acho que o desespero já pegou. Se tivesse três centroavantes à disposição, ele colocaria os três. Nestas horas, se usa de tudo. O negócio é fazer gol e tirar o Grêmio desta situação – disse Alcindo.
Campeão mundial em 1983, Tarciso também não vê com bons olhos a mudança ofensiva proposta pelo comandante da equipe. O ex-jogador teme que a falta de velocidade no ataque acabe com as chances do Grêmio no Serra Dourada:
– Pelo que eu vi do Miralles, ele seria o cara ideal para jogar ao lado de um centroavante de referência. Tem uma característica diferente dos dois. Entraria para somar. Mas acho que tudo depende é dos jogadores. A bola agora está com eles – opina Tarciso.
Dadá Maravilha, goleador em diversos clubes do futebol brasileiro e que tinha como principal característica ser um jogador de forte presença de área, diz que nunca gostou de atuar junto com um centroavante com as mesmas virtudes.
– Jogar com dois centroavantes é falso. Dá a impressão de ofensividade, mas o fato de ter dois jogadores mais parados na frente, facilita a marcação dos zagueiros. Sou contra a utilização de dois centroavantes com as mesmas características. Eles acabam ocupando o mesmo espaço. Todo o time precisa de um atacante de movimentação – disse Dadá Maravilha.
No começo da temporada, sob o comando de Renato, o Grêmio utilizou este tipo de formação, com Borges atuando ao lado de André Lima. A resposta foi positiva, mas os adversários do Campeonato Gaúcho não eram do primeiro nível do futebol brasileiro.
Com 16 gols marcados no Brasileirão, o Grêmio possui o pior ataque da competição até o momento. A permanência de André Lima e Brandão para o Gre-Nal dependerá da atuação do sistema ofensivo com esta nova formação diante do Atlético-GO.
Próximos jogos:
21/08 - Atlético-GO x Grêmio
28/08 - Grêmio x Inter
01/09 - Corinthians x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
André Lima e Brandão devem formar a dupla de ataque do Grêmio contra o Atlético-PR
Foto:
Montagem sobre fotos Tatiana Lopes e Lucas Uebel/Grêmio
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.