Esportes | 19/08/2011 07h10min
Em três jogos no comando do time do Grêmio, o técnico Celso Roth manteve o mesmo esquema da equipe, modificando um pouco a postura dentro e fora de casa. No Olímpico, mais agressividade. Longe dele, o objetivo de uma defesa mais sólida. O resultado que ele queria foi visto nos dois primeiros confrontos, contra Palmeiras - empate em 0 a 0 no Canindé -, e diante do Fluminense - vitória por 2 a 1 em Porto Alegre.
O time não conseguiu colocar em prática o que foi treinado na partida contra o Ceará, nesta última quarta, pelo Brasileirão. A derrota por 3 a 0 mostrou uma defesa frágil e um ataque quase inoperante. O meio-campo não conseguiu criar boas jogadas de ligação.
Ainda sem o grupo todo à disposição, Roth contará com o lateral-esquerdo Julio Cesar, o zagueiro Edcarlos, o lateral-direito Gabriel e o zagueiro Mário Fernandes nos próximos jogos. O também zagueiro Rodolfo, ainda em recuperação, deve voltar no segundo turno.
Pelo que já foi apresentado pelo treinador nos primeiros jogos, o clicEsportes publica duas pranchetas que ilustram as suas ideias.
1. Esquema 4-4-2, com variação para o 4-2-3-1
Leandro é o segundo atacante, André Lima o centroavante. É Leandro quem volta para compor o meio, junto com Douglas e Lúcio, os atuais titulares. A ordem para os meias, com a posse de bola, é encostar nos atacantes. Na recomposição, Leandro marca o lateral-esquerdo adversário, e Lúcio o direito.
2. Recomposição
Roth exige a participação de todos os jogadores, em todos os setores. Recomposição sem a posse de bola, preenchendo os espaços, é a orientação do treinador. O que não quer dizer que todos têm a responsabilidade de marcar forte, sob pressão. Casos dos articuladores e dos atacantes.
— É possível fazer as duas coisas, atacar e participar da marcação. É assim que o time ganha alma, tem de estar junto, correr junto ao companheiro e por ele. Não vão dar carrinho, chegar junto, marcar. É recompor, participar — explicou.
3. As alternativas
Diego Clementino, elogiado, começa a ganhar chances no ataque. Para o lugar de Leandro, ele passou à frente do argentino Miralles na partida diante do Ceará, na última quarta. No meio, a alternativa a Lúcio é Escudero. Marquinhos, inicialmente, era o substituto de Douglas. No entanto, o técnico já começa a assimilar a ideia de escalar a equipe com os dois meias de criação juntos.
As laterais, atualmente com Bruno Collaço (avança mais) na esquerda e Adilson (segura mais) improvisado na direita, serão modificadas. Julio Cesar e Gabriel assumirão a titularidade. A funcão seguirá a mesma: defender atrás, e escapar para apoiar o ataque nas jogadas ofensivas. E, como os dois têm caractarísticas mais ofensivas, talvez caberá aos volantes Rochemback e Gilberto Silva dar maior cobertura.
Próximos jogos:
21/08 - Atlético-GO x Grêmio
28/08 - Grêmio x Inter
01/09 - Corinthians x Grêmio
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Celso Roth adota o esquema 4-4-2, com variação para o 4-2-3-1
Foto:
Montagem sobre foto de Tadeu Vilani
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.