Esportes | 04/08/2011 11h10min
Brandão chegou ao Cruzeiro em março, não conseguiu marcar nenhum gol com a camiseta do Cruzeiro nos seis jogos que participou, mas deixou boa impressão junto à imprensa mineira. Pessoas que acompanharam o atleta no dia-a-dia dentro da Toca da Raposa, apostam que o jogador fará sucesso atuando pelo Grêmio.
> Brandão chega sexta-feira pela manhã a Porto Alegre para jogar no Grêmio
Jornalistas mineiros apontam o estilo de jogo do Cruzeiro, com jogadas mais trabalhadas pelo chão e em alta velocidade, e o curto tempo de readaptação ao futebol brasileiro, após nove anos na Europa, como fatores determinantes para o fracasso do jogador em Belo Horizonte.
– A característica dele não foi bem aproveitada no Cruzeiro. É um centroavante trombador. O Cruzeiro trabalhava a bola e usava muito a velocidade dos atacantes. O Brandão não é um jogador de área. A torcida apostava muito nele, mas depois acabou perdendo a empolgação com o jogador. Mas acho que no Grêmio ele pode dar certo sim – disse Bob Faria, comentarista mineiro do Sportv.
O novo número 9 do Grêmio chegou a Belo Horizonte no início do ano e fez a estreia pelo Cruzeiro no jogo de ida das oitavas de final do torneio, contra o Once Caldas. Neste confronto, disputado na Colômbia, o jogador se lesionou e só reapareceu no time na segunda rodada do Brasileirão, contra o Palmeiras. Depois, ficou no banco de reservas contra Fluminense, América, Coritiba e São Paulo.
– No Grêmio ele já estará mais adaptado ao futebol brasileiro, terá um tempo maior atuando por aqui. No Cruzeiro o tempo foi curto e ele teve poucas chances. Com Cuca e Joel ele não teve chances. Ficou muito tempo fora do Brasil. Já era previsto que a readaptação seria difícil. Na visão da comissão técnica, ele não teria condições de se adaptar ao estilo de jogo do Cruzeiro, que é de mais técnica – disse Josino Ribeiro, repórter do Sportv que acompanha as equipes de Minas Gerais.
Repórter da Rádio Itatiaia, Arthur Morais, aponta outro ponto que pode ter atrapalhado Brandão no Cruzeiro: a noite de Belo Horizonte. O jornalista revelou que, logo na chegada do centroavante a Minas Gerais, se falava muito que o jogador estava cometendo excessos. Após a chegada de Joel Santana, os boatos diminuíram.
– O Joel detectou isto e mandou ele passar por um período físico. Tanto é que o Joel só o relacionou para a partida contra o São Paulo e agora, quando ele estava concentrado para jogar contra o Flamengo. Joel pediu para ele se cuidar. Agora, no final da passagem dele pro Cruzeiro, tudo estava mais calmo e não se falava mais nisto – disse Arthur Morais.
O jornalista também acredita que Brandão poderá dar muitas alegrias ao torcedor gremista:
– O estilo dele se encaixa no futebol gaúcho. É um jogador guerreiro. Brandão joga como referência na área, mas sabe dominar a bola. Não se trata de um jogador apenas trombador. Também sabe jogar – disse o repórter da Rádio Itatiaia.
O novo centroavante do Grêmio desembarca na manhã desta sexta-feira, 9h10min, no Aeroporto Salgado Filho. Brandão é a esperança para resolver os problemas de gol do clube gaúcho e acabar com a má fase da equipe.
Próximos jogos:
06/08 - Palmeiras x Grêmio
14/08 - Grêmio x Fluminense
17/08 - Ceará x Grêmio
>> Bares para assistir Grêmio x Atlético-MG em Porto Alegre nesta quarta
Simulador de classificação
Faça suas previsões rodada a rodada e confira como seu time fica na tabela de classificação do Brasileirão 2011
Histórico de desempenho
Confira como foi o seu time nas últimas edições do Brasileirão e compare o desempenho com o de outras equipes em gráficos
Seleção clicEsportes
Escolha os craques, o melhor esquema e o principal técnico do Campeonato Brasileiro
Estilo de jogo e pouco tempo de adaptação ao futebol brasileiro prejudicaram Brandão no Cruzeiro
Foto:
Washington Alves, Vipcomm
Grupo RBS Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS - © 2025 clicRBS.com.br Todos os direitos reservados.